Para corretores de imóveis e imobiliárias:
Aumentar o número de vendas e a satisfação do cliente é a vontade de basicamente qualquer profissional que trabalha diretamente com o público. Mas para um corretor de imóveis esses dois pontos são um desejo ainda maior na busca por uma uma carreira bem-sucedida. Eles representam grandes motivadores para estes profissionais que trabalham com venda de imóveis superarem os desafios diários do atendimento ao cliente. Essa motivação é necessária porque como atuam diretamente com clientes dos mais variados perfis, não existe uma fórmula mágica que atenda à todas as demandas.
Cada cliente é único, com necessidades únicas, problemas únicos e capacidades únicas. É preciso analisar cada um deles cuidadosamente e em detalhes, para entender como satisfazer seu desejo e sua necessidade em um experiência também única.
Você, como corretor de imóveis, provavelmente costuma pensar em como melhorar seu atendimento basicamente todos os dias, certo? Pensando nisso, preparamos algumas dicas essenciais para você se transformar em um corretor ainda mais eficiente, através da reflexão e da mudança de padrões.
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Ame o que você faz
Você gosta da sua profissão? A primeira pergunta que você precisa fazer é essa. Afinal, de nada adianta entrar no mercado imobiliário apenas pensando que é uma oportunidade de trabalho super rentável. Os ganhos são importantes, é lógico, mas não devem ser a principal força motivadora. Você precisa gostar do que faz, para sempre fazer o melhor possível para o seu cliente.
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Supere as expectativas do cliente
Atualmente, ter todas as informações sobre um imóvel é algo básico para um bom corretor de imóveis. Isso porque a internet democratizou o acesso à informações sobre imóveis e cotações que antes apenas os corretores tinham acesso.
Isso significa que você precisa superar as expectativas do seu cliente no que se refere ao acesso à informações. Mas como fazer isso? A primeira coisa que precisa fazer é ser totalmente transparente com quem você está atendendo. Não esconda ou omita absolutamente nenhuma informação.
Segundo ponto: personalize a apresentação dos dados que o seu cliente está buscando ou que você julga necessário para que ele se interesse mais pelo imóvel em questão. Crie templates editáveis em plataformas como o Canva, que facilitam a edição de informações em formatos visuais mais atrativos com imagens, textos coloridos e em formato PDF, por exemplo.
Outro ponto importante é diversificar os canais de comunicação. Ao conversar com o seu cliente, é bom perguntar a ele quais os meios de comunicação ele prefere ser contatado. Se for pelo whatsapp, utilize o whatsapp, se for pelo e-mail, utilize o e-mail e assim por diante.
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Potencialize o seu alcance nas mídias em que trabalha
Seu site ou o site da sua imobiliária estão atualizados? Possui um blog com informações interessantes sobre o mercado imobiliário? Suas redes sociais – Facebook, LinkedIn, Instagram, Pinterest – estão sempre atualizadas com as últimas novidades?
Se você não faz nada disso, está mais do que na hora de começar a estruturar uma estratégia para trabalhar com essas ferramentas. Isso porque elas são cruciais para qualquer imobiliária ou corretor de imóveis trabalhar com eficiência e principalmente com a dinâmica que clientes conectados exigem.
Conteúdos multimídia são ideais para chamar a atenção. Filmagens com drones, seja de empreendimentos novos, seja de imóveis já construídos -, fotos em alta qualidade (com tudo bem arrumadinho no imóvel, por favor) e feitas por profissionais ou pelo menos com equipamentos com alta capacidade de fotografia, pensando também na iluminação, tudo isso pode contribuir para criar conteúdos mais eficientes e com maior potencial de conversão em vendas.
Mas lembre-se: de nada adianta ter boas imagens e vídeos se o anúncio não tiver uma descrição bem detalhada, completa e organizada.
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Tenha resiliência
Ter resiliência é essencial para qualquer profissional e para o corretor de imóveis não seria diferente. Pratique o hábito de não se abalar com as adversidades. Procure aprender com desafios, erros e acontecimentos inesperados, mas não se deixe abalar por eles. Pratique a resiliência em sua carreira e veja seus resultados melhorarem.
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Seja empático e tenha compaixão
Ser empático e ter compaixão são duas qualidades importantes para profissionais no geral. Ter compaixão, ou seja, compartilhar o sofrimento do outro, significa não ser indiferente frente a esse sofrimento. Isso não significa que você tem que entender qualquer situação do seu cliente, todas as dificuldades que ele venha a ter ou comportamentos inadequados.
Significa que é necessário saber ouvir seu cliente e entender o que ele está passando naquele momento, quais são os desafios que ele está enfrentando, o que ele precisa para aquele momento específico ou o que ele planeja para dali alguns anos. Quando você pratica a empatia e a compaixão, fica mais fácil atender seus clientes e conseguir satisfazê-lo com qualidade.
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Seja um hub de conhecimento
Ser um hub de conhecimento é ser uma central de boas e úteis informações. Envie regularmente aos seus clientes um compilado de artigos, ideias criativas, soluções e qualquer tipo de informação que possa ser relevante para ele, mesmo que ele não esteja negociando nada com você no momento. Pode ser uma newsletter por e-mail, por exemplo.
Oferecer esse tipo de solução para o seu cliente, além de agregar valor ao seu trabalho, faz com que ele crie uma imagem positiva de você como profissional. Isso significa que, quando ele precisar de um bom corretor, é de você que ele provavelmente se lembrará.
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Nunca pare de aprender
Para ser um excelente corretor de imóveis, ter o CRECI é apenas o básico. Você precisa ter um conhecimento amplo de economia, sociedade, hábitos de consumo, atendimento ao cliente, entre outros pontos.
Por isso, procure sempre se atualizar com palestras e vídeos no YouTube, faça cursos online, leia e-books e artigos, participe de eventos dentro do seu mercado ou de indústrias que influenciem o mercado imobiliário, enfim, não pare de estudar e aprender coisas novas, pois esses novos conhecimentos te ajudarão a atender melhor seus clientes e fechar boas oportunidades de negócio.
Essas são apenas algumas dicas essenciais que você pode utilizar para melhorar seu atendimento e se tornar um corretor de imóveis ainda mais capacitado e bem-sucedido. Pratique uma dica de cada vez e insira-as na sua rotina de trabalho com paciência e dedicação. Aos poucos, você perceberá grandes transformações e melhorias no seu potencial de negociação.
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