Vale a pena comprar um imóvel para reformar?

26 set 2025 /

Vale a pena comprar um imóvel para reformar?

Você encontrou o lar perfeito para viver: boa localização, metragem ideal, configuração de planta perfeita, mas…

Por se tratar de uma casa antiga precisa de alguns reparos estruturais e de decoração para ficar do jeito que sonhou antes da mudança. Porém, será que colocando na ponta do lápis é vantajoso comprar um imóvel para reformar?

Esse é o dilema que muitas famílias encontram ao buscarem por um novo endereço, não sabendo se de fato vale a pena ter um gasto extra ou é melhor comprar um imóvel novinho em folha.

Se identificou? Para te ajudar, a seguir pontuamos o que você deve considerar antes de comprar um imóvel para reformar e quando de fato essa decisão vale mesmo a pena.

Quais as vantagens de comprar um imóvel para reformar depois?

Antes de tudo, é importante entender porque as pessoas consideram a compra de um imóvel para revitalizar depois, em vez de comprar um lar novo, ou até mesmo escolher um imóvel na planta.

Estes são alguns motivos:

  • Preço de aquisição inferior

Imóveis usados, como casas ou apartamentos, que precisam de toda uma reformulação em sua estética e estrutura, costumam ter o valor menor comparado às propriedades mais novas e de alto padrão.

  • Metragem

Os imóveis antigos (principalmente as casas) tendem a ter uma metragem maior, com quintal, cômodos amplos e áreas de garagem, o que é ideal para famílias maiores com filhos e animais de estimação.

  • Estrutura diferenciada

Casas usadas e antigas apresentam algumas características mais atrativas como uma estrutura diferenciada, materiais de primeira linha e até mesmo espaços únicos que não seriam facilmente encontrados em novas propriedades, por exemplo. 

Porém, por mais que existam vantagens, também tem contras que precisam constar no seu planejamento, dá uma olhada!

Os desafios de comprar um imóvel antigo para reformar

  • Problemas técnicos e estruturais

Por serem imóveis já habitados e construídos há muito tempo, é comum que existam desgastes estruturais e problemas técnicos que exijam reparos antes da mudança. 

Pinturas desgastadas, fiações antigas, mofos nas paredes, telhados com goteiras, revestimentos quebrados, torneiras e louças enferrujadas são as questões mais comuns em propriedades antigas.

  • Custos da reforma

Se os danos forem muitos, as despesas com os reparos também serão elevados, pois a reforma tem que envolver compra de novos materiais (bons e duráveis) e investimento em mão de obra (pintor, eletricista, pedreiros, etc.)

  • Cronograma da obra

Quem opta por um imóvel pronto em vez de um na planta busca por uma mudança imediata ou, ao menos, em um curto prazo. No entanto, se o imóvel precisar de uma reforma profunda antes, o cronograma da obra pode atrasar essa mudança.

Ok, se existem prós e contras para comprar um imóvel e reformá-lo depois, quando então é viável fazer essa escolha? Será que é para você? Entenda a seguir! 

Então, em quais situações comprar para reformar compensa?

Vale a pena comprar um imóvel para reformar quando o perfil e os objetivos do comprador se alinham às vantagens dessa escolha. Em geral, é uma boa opção quando:

Quando o preço é vantajoso

O valor de aquisição é significativamente menor do que imóveis prontos na mesma região, e mesmo somando os custos da reforma, ainda assim fica mais vantajoso.

Você busca espaço maior

Imóveis antigos normalmente têm cômodos amplos, quintal e garagem, atendendo bem famílias maiores ou quem gosta de área para lazer.

Mais personalização no imóvel pronto

Reformar permite deixar o imóvel do seu jeito, adaptando acabamentos, divisão de ambientes e estilo à sua rotina.

A estrutura do imóvel é boa

Se a base da casa/apartamento estiver em bom estado (fundação, laje, encanamento principal), os ajustes serão mais estéticos ou funcionais, não estruturais complexos.

Há um bom potencial para investimento

Imóveis bem localizados, mesmo antigos, podem se valorizar muito após reforma, gerando retorno tanto na revenda quanto em locação.

Mas é fundamental ter um planejamento financeiro e de tempo. Se a ideia é mudar rapidamente, talvez não seja o melhor caminho, já que as obras podem atrasar.

O que avaliar antes de comprar um imóvel para reformar?

Potencial de compra

Na hora de comprar um imóvel pensando em sua reforma, já é importante ter em mente os custos que essa aquisição terá. 

De acordo com o jornal Exame, é preciso ter uma margem disponível para investir nas obras, que podem chegar a 20-30% do valor total do imóvel. Por isso, no processo de busca por imóveis usados, já considere essa opção no seu orçamento.

Qual é o objetivo da compra?

Por que você deseja comprar um imóvel? Para morar ou investir? 

São duas perguntas essenciais que você deve se fazer, pois para cada uma há uma resposta diferente.

Se deseja reformar para morar, todo o processo pode ser mais demorado, pois dependerá de detalhes e gostos pessoais que podem prolongar ainda mais toda a reforma para priorizar o seu conforto. 

O prazo pode crescer ainda mais se você já estiver morando na residência enquanto as obras acontecem.

Já quando é para investir para vender ou alugar, o foco é deixar o imóvel mais funcional e atrativo no mercado para quem vai comprar, então pode ser mais rápido.

Estrutura atual

Avalie cuidadosamente o estado geral do imóvel, incluindo a estrutura, instalações elétricas, hidráulicas e de gás, que costumam sofrer maiores danos com as ações do tempo. 

Além, é claro, de se certificar de que o imóvel não apresenta problemas estruturais, como rachaduras ou infiltrações, que possam comprometer a segurança da reforma. 

Antes de tomar uma decisão, é recomendável consultar profissionais, como corretores, arquitetos e engenheiros para avaliar o imóvel e obter uma estimativa de custos para a reforma.

Plano de reforma

Que tal criar um plano detalhado da reforma, incluindo o que será modificado, quais materiais serão utilizados, prazo de execução, entre outros aspectos? 

Isso ajuda a evitar imprevistos e garantir que o trabalho seja realizado de acordo com as suas expectativas.

Retrofit: revitalização de imóveis antigos

Além da reforma, é possível aplicar a técnica do Retrofit, uma tendência que conquista cada vez mais adeptos. Muitos prédios, principalmente nos centros urbanos, estão sendo reformados com o retrofit e relançados no mercado imobiliário

Mas o que é?

O retrofit é uma modernização de um prédio ou imóvel que visa preservar e conservar a estrutura do local, mas aplicando algumas melhorias de materiais, instalações, equipamentos e outros aspectos. 

Uma das suas principais vantagens está na preservação das características originais. Em termos de valorização, estima-se que a técnica pode aumentar em até 40% o valor do seu imóvel.

Por fim, comprar um imóvel para reformar pode ser uma boa opção se você estiver disposto a investir tempo e dinheiro na reforma e se o valor final do imóvel após a reforma justificar o investimento. 

Portanto, o mais importante é você contar com um profissional do mercado imobiliário que entenda as suas pretensões e te ajude a encontrar um imóvel dentro das suas expectativas.

E não se preocupe, porque também temos um conteúdo que te dá 7 dicas para escolher um bom corretor de imóveis.

Comentários

1 Comentário

  • O conteúdo aborda de forma abrangente e esclarecedora os aspectos a considerar ao comprar um imóvel para reformar, fornecendo insights valiosos sobre os benefícios, desafios e estratégias envolvidas. As dicas práticas e os exemplos ilustrativos ajudam os leitores a tomar decisões informadas, enquanto a ênfase na importância de planejar e avaliar cuidadosamente cada etapa do processo demonstra um compromisso genuíno com o bem-estar e o sucesso dos potenciais compradores.

Deixe o seu comentário!

80  +    =  81