Você quer comprar um imóvel para investimento? Talvez, obter uma renda extra com a locação ou, no futuro, vendê-lo.
O investimento em imóveis, realmente, é uma das principais formas de aumentar sua renda.
Porém… não pode ser qualquer imóvel.
Por exemplo: se você comprar um imóvel sem telhado, ninguém vai querer morar, certo? Agora, se você colocar um telhado, alguns interessados vão aparecer! E se o imóvel tiver garagem, você pode até aumentar o preço. Se o bairro oferecer serviços básicos, como padarias e postos de gasolina, você também pode melhorar o preço.
Entendeu como funciona?
Existem alguns fatores que determinam a valorização imobiliária do imóvel, ou seja, o processo de aumento do valor do imóvel ao longo do tempo.
Mas, quais são esses fatores que influenciam a valorização imobiliária?
É o que vamos descobrir a seguir. Continue a leitura!
Quais aspectos determinam a valorização imobiliária?
LOCALIZAÇÃO
Independentemente do tipo de imóvel que você quer comprar, certamente você tem alguns bairros preferidos.
Porém, será mesmo que esses bairros são bons?
Eles têm a infraestrutura necessária para uma família ter qualidade de vida? Esses bairros são seguros?
Todas essas perguntas são importantes para você analisar a localização do imóvel, o primeiro fator a ser considerado na valorização imobiliária.
Inclusive, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), a localização é principal fator que motiva 65% das pessoas a pagarem um valor acima da média por um imóvel.
No fator localização, é preciso analisar dois pontos com muita atenção:
Primeiramente, a mobilidade.
Por exemplo, se você quer diminuir o tempo para chegar ao trabalho, o melhor é morar perto de um terminal de ônibus ou estação de metrô, certo? Ou, morar perto de importantes vias da cidade.
Em seguida, também analise a infraestrutura do bairro.
Afinal, todos querem morar em um bairro que tenha hospitais ou postos de saúde, padarias e supermercados, postos de gasolina, parques e áreas de lazer, escolas e tudo o que possibilita o bem-estar e a qualidade de vida.
SEGURANÇA CONDOMINIAL
Ainda na pesquisa da ABRAINC, o fator segurança condominial ficou em 2º lugar como o motivo pelo qual 64% das pessoas comprariam um imóvel com um valor acima da média.
Atualmente, a maioria das pessoas que opta por morar em condomínio faz essa escolha, justamente, devido à segurança. Afinal, esses empreendimentos oferecem muitos recursos para garantir a proteção de seus moradores:
Portaria 24h | Biometria | Câmeras de segurança | Portões automáticos | Iluminação | Alarmes | Rondas periódicas | Controle de acesso
Porém, mesmo que você não goste de condomínios, também precisa analisar a segurança do bairro na totalidade, conferindo onde está localizado o posto policial mais próximo, os dados criminais da região, etc. Para isso, é válido conversar com os vizinhos e visitar a região em diferentes períodos do dia para observar a vizinhança.
QUALIDADE CONSTRUTIVA
Além da localização e da segurança, também é preciso considerar o imóvel, certo?
Nesse quesito, temos a qualidade construtiva, ou seja, os critérios que asseguram a segurança, durabilidade, funcionalidade e estética do imóvel.
Dentro da qualidade construtiva, a valorização imobiliária observa também:
- Sustentabilidade
- Tecnologia de ponta
- Eficiência energética
- Mão de obra qualificada
- Automação e tecnologia
- Projetos bem-planejados
- Materiais de alta qualidade
- Acabamento de excelência
- Isolamento acústico e térmico
ÁREAS DE LAZER E COMODIDADES
Além da segurança, o que mais atrai as pessoas para morar em condomínio?
As áreas de lazer, claro!
Mais do que diversão, o lazer do condomínio também oferece comodidade e praticidade na rotina. Se você tem crianças, por exemplo, nada melhor do que levá-las ao playground no fim do dia para que elas gastem energia e durmam a noite inteira, não é?
Os que não tem filhos procuram outros tipos de atrativos: a academia, a piscina, espaços de festas e churrasqueira, entre outros.
Além das áreas de lazer, existem algumas comodidades que são muito úteis para otimizar sua rotina. Alguns exemplos são a lavanderia coletiva, o mercadinho e o coworking.
Tudo isso amplia as condições de valorização imobiliária, atraindo mais interessados ao imóvel, seja para alugar ou comprar, futuramente.
SUSTENTABILIDADE
A sustentabilidade é um fator de valorização imobiliária recente, mas que tem sido considerada por muitas pessoas que levam uma vida consciente com as questões ambientais.
Conheça as características sustentáveis que mais são observadas na valorização imobiliária:
- Eficiência Energética
Iluminação LED | Painéis solares | Isolamento térmico e acústico | Janelas e vidros de alto desempenho térmico
- Uso responsável da água
Dispositivos de economia de água | Sistemas de reutilização de águas pluviais | Jardins verticais e paisagismo sustentável
- Materiais sustentáveis
Madeira certificada | Tijolos e blocos ecológicos | Revestimentos recicláveis e sustentáveis
- Qualidade de vida e bem-estar
Espaços públicos verdes | Uso de materiais não tóxicos | Ambientes internos mais saudáveis
SAIBA MAIS -> Pesquisa mostra que localização e segurança são principais fatores para valorização imobiliária
Para quem deseja investir no mercado imobiliário, monitorar os aspectos da valorização imobiliária e avaliar os potenciais de uma área ou imóvel, sempre considerando as tendências do mercado local, é imprescindível para fazer um bom negócio.
E, lembrando que a localização é um aspecto chave nessa avaliação, que tal conhecer bairros que podem te oferecer a melhor qualidade de vida?
SAIBA MAIS -> Conheça os melhores bairros da zona sul de SP para morar
Nenhum comentário