Cerca de 40% das unidades abrangem apartamentos pequenos, com no máximo 45m², e muitas vezes é possível dar uma sensação maior de amplitude a eles.
Na realidade, é uma certeza! Utilizando algumas técnicas de organização do espaço, é possível maximizar o ambiente.
Atualmente, para atender a demanda, mais e mais prédios são levantados. Contudo, as residências amplas ficaram para trás, dando lugar a locais compactos.
Exemplo disso são empreendimentos focados em studios. Com tamanho entre 32m² e 45m², os studios são, inclusive, uma tendência.
Conceito aberto, fácil manutenção e decoração geralmente moderna. A tendência do studio cresceu.
Entretanto, por serem apartamentos pequenos, exigem um quebra-cabeça para otimização do pouco espaço disponível.
Pensando nisso, a Imobiliária Guaíra separou algumas dicas que podem otimizar o espaço de apartamentos pequenos.
9 dicas para maximizar espaço de apartamentos pequenos
Existem algumas técnicas que podem auxiliar nessa maximização dos apartamentos pequenos, e a Guaíra Imóveis vai te ensinar cada um deles. Confira!
Utilize espaços verticais
Utilizar as paredes para suspender objetos é uma excelente maneira de economizar o espaço do chão. A TV é o melhor exemplo disso, uma vez que ela pode sempre ficar na parede.
Dessa forma, verticalizando-se o ambiente, tem-se uma melhor distribuição dos objetos.
Conceito aberto e eliminação de divisórias
Divisórias só limitam o espaço. Mantenha o conceito aberto o máximo possível. Quando trata-se de um apartamento pequeno, apenas o banheiro deve ser um cômodo independente.
Divisão de cômodos com móveis
Para economizar espaço, utilize os próprios móveis para fazer a divisão do espaço. Uma estante pode separar o quarto da sala, uma bancada separar a cozinha, e uma escrivaninha ser o escritório.
Iluminação de qualidade sempre
Pouca iluminação promove a percepção de diminuição do espaço. Por isso é importante investir em uma boa iluminação, acima de tudo a natural.
Mobília versátil
A mobília deve ter sempre mais de uma função. Na cozinha, por exemplo, é possível esquematizar o cooktop com uma tampa por cima, para reservar a louça após ser lavada, por exemplo.
Adote portas de correr
Portas de correr impedem que as aberturas ocupem um espaço precioso. Afinal, você teria que reservar um espaço apenas para a porta abrir de um cômodo para o outro.
Espelhos proporcionam amplitude
Espelhos criam os chamados jogos visuais, e são uma excelente maneira de proporcionar amplitude no ambiente. Tente utilizar espelhos em pontos estratégicos e perceba o espaço imediatamente expandir.
Decoração funcional
Um exemplo bem prático de decoração funcional é visto na cozinha. Canecas, utensílios e panelas expostas na parede, para uso rápido.
Cada centímetro é fundamental
Usar e abusar de cada centímetro é fundamental quando se trata de decoração de apartamentos pequenos. Por isso sempre preze por liberar espaço pelo chão para organização imprescindível.
Apartamentos pequenos: opções de investimento
Se antes a busca era sempre por apartamentos amplos, atualmente os apartamentos menores viraram uma grande tendência.
Aluguel prático, público-alvo maior e um preço atraente. Deixando-o organizado, bem decorado e, acima de tudo, otimizável, tem-se uma opção atrativa, sobretudo, para investidores.
Basta, no entanto, dar uma cara de espaço maior a algo mais compacto, contudo, sempre priorizando a funcionalidade do apartamento.
Gostou do artigo? Deixe um comentário!
Veja o nosso sobre: apartamentos de séries de Tv Famosas, como Friends e Greys Anatomy!
1 Comentário