Vale a pena comprar um imóvel para reformar?

19 maio 2023 /

Vale a pena comprar um imóvel para reformar?

A compra de um imóvel levanta muitas dúvidas para quem deseja investir nesse bem, afinal, é um grande passo e requer todo cuidado. Nesse sentido, um dos questionamentos mais frequentes encontrados durante esse processo, é se vale a pena comprar um imóvel para reformar.

Se você está passando por esse dilema neste momento, nós iremos te mostrar os principais pontos que você deve considerar antes de tomar a sua decisão de adquirir ou não um imóvel para reforma.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que considerar antes de comprar um imóvel para reformar?

Antes de tudo, precisamos entender por que as pessoas consideram essa opção. Bom, existem inúmeras razões que fazem as pessoas considerarem a compra de um imóvel para reformar. 

Entre elas, podemos encontrar:

Preço de aquisição inferior

Imóveis usados, como casas ou apartamentos, que precisam de toda uma reformulação em sua estética e estrutura, costumam ter o valor menor comparado às propriedades mais novas de alto padrão.

Potencial de valorização

Um imóvel que passa pelo processo de reforma tende a ser mais valorizado no mercado imobiliário. Para quem deseja adquirir um imóvel para vender ou alugar depois, pode ser uma alternativa vantajosa para destacar a propriedade no mercado e ganhar um retorno maior sobre o imóvel.

Estrutura diferenciada

Imóveis usados e mais antigos apresentam algumas características mais atrativas como uma estrutura diferenciada, materiais de primeira linha e até mesmo espaços únicos que não seriam facilmente encontrados em novas propriedades, por exemplo. 

Sabendo disso, é preciso entender os aspectos que precisam ser avaliados para que você não se frustre.

Veja quais logo a seguir.

O que avaliar antes de comprar um imóvel para reformar?

Potencial de compra

Na hora de comprar um imóvel pensando na reforma do mesmo, já é importante ter em mente os custos que essa aquisição terá. De acordo com o jornal Exame, é preciso ter uma margem disponível para investir nas obras, que podem chegar a 20-30% do valor total do imóvel. Por isso, no processo de busca por imóveis usados, já considere essa opção no seu orçamento.

Qual é o objetivo da compra?

Por que você deseja comprar um imóvel? Para morar ou investir? 

São duas perguntas essenciais que você deve se fazer, pois para cada uma há uma resposta diferente.

Se deseja reformar para morar, todo o processo pode ser mais demorado, pois dependerá de detalhes e gostos pessoais que podem prolongar ainda mais toda a reforma para priorizar o seu conforto. O prazo pode crescer ainda mais se você já estiver morando na residência enquanto as obras acontecem.

Já quando é para investir para vender ou alugar, o foco é deixar o imóvel mais funcional e atrativo no mercado para quem vai comprar, então pode ser mais rápido.

Estrutura atual

Avalie cuidadosamente o estado geral do imóvel, incluindo a estrutura, instalações elétricas, hidráulicas e de gás, que costumam sofrer maiores danos com as ações do tempo. Além, é claro, de se certificar de que o imóvel não apresenta problemas estruturais, como rachaduras ou infiltrações, que possam comprometer a segurança da reforma. Antes de tomar uma decisão, é recomendável consultar profissionais, como arquitetos e engenheiros, para avaliar o imóvel e obter uma estimativa de custos para a reforma.

Outra dica é contar com o suporte de corretores de imóveis profissionais que te mostre os melhores imóveis que se enquadrem no que você está procurando, mas com boas condições estruturais.

Plano de reforma

Que tal criar um plano detalhado da reforma, incluindo o que será modificado, quais materiais serão utilizados, prazo de execução, entre outros aspectos? Isso te ajudará a evitar imprevistos e garantir que o trabalho seja realizado de acordo com as suas expectativas.

Retrofit: revitalização de imóveis

Além da reforma, é possível aplicar a técnica do Retrofit, uma tendência que conquista cada vez mais adeptos. Muitos prédios, principalmente nos centros urbanos, estão sendo reformados com o retrofit e sendo relançados no mercado imobiliário.

O retrofit é uma modernização de um prédio que visa preservar e conservar a estrutura do local, mas aplicando algumas melhorias de materiais, instalações, equipamentos e outros aspectos. Uma das suas principais vantagens está na preservação das características originais. Em termos de valorização, estima-se que a técnica pode aumentar em até 40% o valor do seu imóvel.  

Em geral, comprar um imóvel para reformar pode ser uma boa opção se você estiver disposto a investir tempo e dinheiro na reforma e se o valor final do imóvel após a reforma justificar o investimento. Portanto, o mais importante é você contar com uma imobiliária que entenda as suas pretensões.

Precisa de ajuda para encontrar um imóvel para reformar? Conte com a Guaíra Imóveis para te ajudar nesse processo.

Somos especializados no mercado imobiliário do ABC Paulista e na Zona Sul de São Paulo, com uma carteira de 20 mil imóveis ao seu dispor. 

Fale conosco: https://guairaimoveis.com.br/contato/

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

  +  53  =  60