Por que morar em São Caetano do Sul? Conheça as vantagens da cidade do ABC

5 jan 2024 /

Por que morar em São Caetano do Sul? Conheça as vantagens da cidade do ABC

Morar em São Caetano do Sul pode ser a melhor escolha que você fará na hora de realizar o sonho da casa própria, pois a cidade oferece uma experiência de moradia diferenciada e completa aos moradores.

São Caetano do Sul faz parte das 7 cidades do grande ABC e oferece uma infraestrutura mais do que ideal para quem deseja viver com a máxima qualidade de vida.

Com seus 146 anos e mais de 15,331 km² de extensão, a cidade conta com, aproximadamente, 165 mil habitantes, de acordo com o último índice do IBGE de 2022. 

São Caetano do Sul é moderna, vibrante e está em constante crescimento, por isso está sendo opção de muitas pessoas que desejam se mudar para uma cidade do ABC que ofereça uma qualidade de vida completa.

Dessa forma, morar em São Caetano do Sul significa estar em uma região amplamente desenvolvida e que, inclusive, lidera o ranking de cidade com IDH mais alto do Brasil

Mas por que isso? Porque São Caetano do Sul se preocupa firmemente com os principais pontos que tornam a vida de seus moradores mais tranquila e confortável. Desde mobilidade até um forte polo para indústrias e empresas que levam empregos e faz com que SCS seja cada vez mais valorizada.

Quer entender o motivo, ou melhor, os motivos de morar em São Caetano do Sul? Neste conteúdo você verá as principais razões para escolher SCS como seu futuro município.

7 motivos para morar em São Caetano do Sul

1 – Grande investimento em segurança

Hoje em dia, a segurança é o primeiro tópico de quem busca um novo lugar para morar, seja um bairro ou cidade. E nesse quesito, podemos garantir que ao morar em São Caetano do Sul a sua proteção e a de sua família serão prioridades. 

Não é por menos que São Caetano do Sul conquistou o título de cidade mais segura do Brasil no 7º Connected Smart Cities, ranking que mapeou o Brasil considerando os setores estruturantes para o desenvolvimento de cidades inteligentes.

Alguns fatores levados em consideração para tal prêmio foram a ampla infraestrutura de segurança da cidade, que conta com:

  • Mais de 350 câmeras instaladas em pontos estratégicos;
  • CGE – Central de monitoramento 24h que vigia e monitora 15 bairros de São Caetano do Sul;
  • Mais policiais e guardas nas ruas: convênio com a Polícia Militar, que permite a Atividade Delegada (atuação de PMs em dias de folga) e Diferenciada (atuação de Guardas Municipais em dias de folga);
  • Queda nos índices de criminalidade como homicídios, roubos e furtos.

Todas essas informações mais detalhadas podem ser encontradas na cartilha da própria Prefeitura de SCS → São Caetano: segurança que protege você e sua família.

Está vendo como morar em São Caetano do Sul pode levar a tranquilidade que você precisa para viver bem?

Mas, além disso, há outro aspecto importante: a geração de empregos!

Saiba mais a seguir.

2 – Vasta oportunidades de empregos 

Um dos principais índices que mostram que uma cidade está em constante desenvolvimento é a alta geração de empregos. Isso mostra que as empresas, indústrias e comércios têm mostrado mais interesse pela cidade, estão crescendo e buscam contratar pessoas que já estejam ali. E se você pensa em morar em São Caetano do Sul e buscar novas oportunidades, saiba que em 2023 a cidade ficou em segundo lugar no ranking de cidades entre 100 mil e 500 mil habitantes que mais geraram empregos.

Segundo matéria do ABC Repórter, que apresenta dados divulgados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), São Caetano do Sul obteve a marca de 43.747 novos empregos com carteira assinada em 2023. 

A cidade oferece oportunidades em cargos administrativos, operacionais, marketing, saúde, segurança, varejo e muito mais! 

3 – Mobilidade e fácil acesso a vias importantes 

Mesmo se você quiser morar em São Caetano do Sul, mas continuar trabalhando nas cidades ao redor, como São Paulo, sem problemas! Pela famosa Avenida do Estado, você sai de São Caetano e chega na capital paulista em só 33 minutos. É possível ir também pelas avenidas Presidente Wilson e Almirante Delamare.

Também é fácil chegar às outras cidades do ABC como Santo André e São Bernardo do Campo, pois existem muitas vias de acesso que levam a essas regiões em menos de uma hora, além de opções de linhas de ônibus.

Falando em ônibus… 

Para incentivar e facilitar o uso do transporte público dos moradores, a cidade de São Caetano do Sul, desde novembro de 2023, implantou a Tarifa Zero, em que todos podem viajar gratuitamente nas linhas de ônibus da cidade.

4 – Lazer e cultura para todos

São Caetano do Sul é uma cidade que oferece diversas opções de lazer e cultura para seus moradores e visitantes. 

Como o Parque Chico Mendes, um ótimo local para atividades ao ar livre, como caminhadas, corridas e passeios de bicicleta. O parque conta com áreas verdes, quadras esportivas e espaço para eventos culturais.

Além do Teatro Paulo Machado de Carvalho, um importante centro cultural da cidade, que oferece peças de teatro, shows, apresentações de dança e eventos artísticos diversos.

Ao morar em São Caetano do Sul você poderá visitar também o Museu Histórico Municipal, que conta com um acervo que retrata a história e a cultura da cidade, com exposições permanentes e temporárias que permitem aos visitantes explorar o passado local.

E claro, muitas opções de bares, restaurantes e centros de compras como o Park Shopping São Caetano do Sul com mais de 250 lojas e 50 opções gastronômicas.

São Caetano do Sul se destaca como um local que valoriza a cultura, o lazer e o entretenimento, atendendo aos diferentes gostos e interesses de seus habitantes e de quem visita e mora no local.

5 – Forte investimento em educação

Quer morar em São Caetano do Sul, mas se preocupa com a educação dos seus filhos ao viver na cidade? Pois tenha a certeza de que o município tem um ensino de altíssima qualidade.

A Educação de São Caetano foi eleita a 2ª melhor do país, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios, produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), graças ao planejamento, investimento em infraestrutura, valorização dos professores, tecnologia e muito mais!

Em São Caetano tem escolas de ensino gratuito ao particular, do ensino infantil ao médio.

6 – Saúde de alta qualidade

Uma das grandes razões pelo seu primeiro lugar no ranking do IDH no Brasil, com certeza é a saúde oferecida à população. O sistema de saúde pública da cidade é mais do que eficiente e proporciona aos moradores um atendimento qualificado, sendo considerado um dos municípios que mais investem nessa área.

Além dos serviços públicos de saúde, São Caetano do Sul conta com redes de hospitais e clínicas particulares com a mais alta qualidade e de diversas especialidades, como os da Rede D’Or.

Em suma, ao viver em São Caetano do Sul, a sua saúde estará em boas mãos.

7  – Cidade sustentável e planejada

Último, mas não menos importante! A preocupação com um futuro mais sustentável também contribui para que a cidade seja um dos locais perfeitos para uma moradia de qualidade. 

São Caetano investe em ações que contribuem para o crescimento planejado da cidade, sempre baseando-se na sustentabilidade. São iniciativas como manejo de resíduos sólidos, preservação e manutenção de áreas verdes, saneamento básico, controle de desperdício de água e educação ambiental, entre outros aspectos.

E, por isso, mais uma vez, São Caetano lidera a lista das cidades mais sustentáveis do país.

Portanto, podemos afirmar que a cidade oferece uma excelente qualidade de vida para seus habitantes. Com uma infraestrutura desenvolvida, bons índices de segurança, educação e saúde, São Caetano do Sul se destaca como um ótimo lugar para viver.

Existem vários pontos positivos para escolher morar em São Caetano do Sul e se você quiser saber mais sobre os melhores bairros, não só de SCS, mas como também de todo ABC Paulista, leia nosso conteúdo: Os 9 melhores bairros do ABC Paulista 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

4  +  5  =