Todos os anos, o mês é marcado pelo Outubro Rosa, que é marcado por uma série de ações em prol da conscientização à prevenção do câncer de mama. Apesar de todos os avanços da medicina, o de mama ainda é a maior causa de câncer em mulheres e a maior arma contra a doença ainda é o diagnóstico precoce. A Guaíra adere ao Outubro Rosa com ações internas e externas.
Origem do Outubro Rosa
Várias iniciativas pelo diagnóstico precoce do câncer de mama começaram a ser realizadas a partir da década de 1980. Ações isoladas como corridas, distribuições de panfletos e campanhas de conscientização começaram a ser realizadas nos Estados Unidos na década de 80 durante todo o ano. A primeira faixa para simbolizar a luta foi cor de pêssego, e não o rosa.
No outono de 1991 a Fundação Susan G. Komen distribuiu fitas rosas aos participantes de uma corrida promovida em Nova York para sobreviventes de câncer de mama. Aos poucos, todas as ações foram convergindo para o mês de outubro e com a cor rosa como símbolo. Por exemplo, quando em 1993 a Estée Lauder, uma empresa de cosméticos, fundou a Breast Cancer Research Foundation e adotou a faixa rosa como logotipo. A partir destas ações, o movimento só cresceu e hoje é disseminado por todo o mundo.
Outubro Rosa na Guaíra
A Guaíra participa ativamente do Outubro Rosa. Durante todo o mês promove ações internas e externas de conscientização de colaboradoras e clientes, além de adotar a cor rosa em todas as suas ações de marketing e redes sociais.
O câncer de mama
Apesar de todas as ações tomadas em nível mundial pela conscientização do diagnóstico precoce, o câncer de mama segue sendo a mais recorrente causa da doença entre as mulheres. No Brasil, 29% dos casos de câncer em mulheres é de mama, e infelizmente, dentro destes casos, cerca de 16% acabam sendo fatais. Lamentavelmente, muitas destas mortes poderiam ser evitadas se a doença tivesse sido descoberta com maior antecedência. Como em qualquer câncer, quanto mais cedo o diagnóstico maior as chances de cura com tratamentos adequados.
Casos de câncer de mama em homens
Os homens também possuem glândulas mamárias, e por isso, mesmo que em taxas muito inferiores, podem desenvolver casos de câncer de mama. Cerca de 1% dos casos masculinos são na mama, e por isso qualquer sinal de inchaço, dor ou desconforto nas mamas ou mamilos devem ser observados e comunicados a um médico.
Como fazer o auto-exame?
A técnica mais utilizada de auto-exame é colocar um dos braços atrás da cabeça e apalpar com a mão a mama do lado levantado, buscando qualquer nódulo, e repetir a mesma ação do outro lado. Porém, as mulheres devem ficar atentas a qualquer sinal de alteração em suas mamas. Inchaços, desconfortos, manchas ou dores devem ser comunicadas rapidamente a um médico. Porém, regularmente podem fazer uma busca ativa de qualquer sinal.
Nenhum comentário