Depois de 2 anos de pandemia como uma das salvaguardas da economia brasileira, o mercado imobiliário pós-eleição tem novas perspectivas perante os resultados. Já havíamos tratado deste assunto recentemente, levando em conta aspectos que se mostraram mais latentes após o resultado das urnas.
Porém, é bem provável que setor, que foi um dos poucos que teve uma leve aceleração em plena pandemia (entre 2020 e 2022), não se mostre vulnerável independentemente do cenário.
Quais são as expectativas para o mercado de imóveis para 2023 após as eleições? Confira:
Como fica o mercado imobiliário pós-eleição
Todos os setores da economia têm expectativas após eleições. Mesmo com o resultado, os especialistas estão animados com o setor para o ano de 2023.
Isso se deve ao fato das expectativas referentes aos juros, que independeriam do resultado das eleições. Com indícios demonstrando que a taxa básica de juros vai continuar caindo, os economistas estimam que a taxa Selic só vai voltar a subir em 2024, voltando para um dígito.
Aliado a isso, a necessidade de moradias vai continuar subindo, em especial de empreendimentos de médio e alto padrão. Especialistas do mercado imobiliário esperam que o setor continue pelo menos em estabilidade.
Cenário da taxa básica de juros
Por conta da inflação e cenário econômico nacional, junto ao internacional, fizeram com que os últimos 12 meses fossem marcados por alta na taxa básica de juros. Porém, desde setembro o Copom (Comitê de Política Monetária) manteve os juros em 13,75%.
Ao final do ano, se espera que a taxa esteja por volta dos 11%, demonstrando a tendência de queda e mostrando sinal verde para o mercado voltar a se aquecer. Incorporadoras podem retomar seus projetos e os consumidores se sentem encorajados a comprar.
Políticas habitacionais
Os projetos habitacionais dos governos brasileiros mantêm uma estabilidade. Apesar da mudança de nome, a Caixa é sempre usada como o banco nacional fomentador do crédito imobiliário. Ambos os candidatos prometeram a ampliação do crédito imobiliário em suas campanhas, seja o Minha Casa, Minha Vida (nome dado pelos governos de 2002 a 2016) seja o Casa Verde Amarela (nome adotado no atual governo).
Construção civil
A construção civil também foi um dos alicerces da economia brasileira durante a pandemia, sendo um dos únicos setores que não sofreram impedimentos ou lockdowns. A demanda crescente por moradia, além dos diversos lançamentos prévios que seguirão em construção nos próximos anos, devem manter aquecido o mercado em 2023.
Conheça a Guaíra
A Guaíra é uma imobiliária com mais de três décadas de experiência no mercado. Já passou por diversas eleições e crises e mantém-se como a melhor imobiliária do ABC paulista e agora em com a unidade da Vila Mariana em São Paulo quer ampliar ainda mais os serviços e oferecer a mais pessoas a excelência a seus clientes.
Além disso, a Guaíra já tem muita bagagem na negociação de imóveis em São Bernardo do Campo e conhece a cidade como ninguém. Isso com certeza será um diferencial para que você possa encontrar um canto para chamar de seu e que será do seu jeito.
Nenhum comentário