Mercado imobiliário em 2023 deve crescer

23 set 2022 /

Mercado imobiliário em 2023 deve crescer

A expectativa do mercado imobiliário em 2023 é de crescimento, puxado pelo crescimento que vem desde 2021.

Quem adquirir um imóvel em lançamento agora, deverá receber taxas de juros mais baixas nos próximos três anos. Isso poderá aumentar, também, a capacidade de contratação para melhoria desse imóvel por parte do comprador.

Segundo semestre de 2022

Em segundo semestres a expectativa sempre é de crescimento, devido aos fatores naturais de concentração de consumo, motivados por reservas pessoais e décimo-terceiro. Neste ano, o cenário é ainda mais favorável devido às eleições para cargos federais e estaduais. Muitos empreendedores aguardam pela definição do cenário após as eleições. Isso pode levar a uma melhora no ambiente de negócio, com maior quantidade de lançamentos.

Mercado imobiliário é global

A expectativa do mercado imobiliário também se baseia no cenário internacional. O mercado brasileiro sofre influência da guerra na Ucrânia, o que tem prejudicado vendas e projeções.

Contudo, o tempo de maturação é muito importante. Isso significa que, de acordo com o mercado interno, a perspectiva para os próximos três e quatro anos é muito positiva.

Queda na taxa de juros


A projeção é de queda na taxa de juros, o que favorece o segmento. Com a pandemia da Covid-19, ficou comprovado que o investimento em imóveis é um dos melhores, pois promove segurança e rentabilidade.

Por essa razão, muitas pessoas procuram por imobiliárias com objetivo de proteger seu patrimônio de oscilações.

Vale lembrar que, com a queda da taxa Selic a um dos menores índices já vistos no Brasil, o mercado de imóveis se tornou mais atrativo. Isso porque os juros de financiamento diminuíram significativamente.

Vista aérea da cidade de São Paulo, onde as boas perspectivas do mercado imobiliário em 2023 devem ser mais sentidas
São Paulo lidera o mercado imobilário brasileiro

Alta da Selic em 2023

Já em 2023, a previsão do Banco Central é que a taxa Selic suba novamente, chegando a 11,5%no final do ano.

De acordo com especialistas, esse aumento será positivo, pois o setor imobiliário é um segmento bastante consolidado por aqui. Visto como reserva de valor, principalmente em se tratando de imóveis residenciais, a tendência é de crescimento nas negociações de compra e venda.

Recuperação do setor imobiliário


As previsões para o mercado imobiliário em 2023 vão ao encontro dos dados de 2021, quando as vendas de novos imóveis cresceram 46% somente no primeiro semestre, conforme dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O mercado imobiliário foi um dos que se recuperou mais rapidamente dos reflexos da pandemia. A desaceleração da inflação do aluguel ajudou bastante neste cenário. Assim, em 2023 a perspectiva é de que esse crescimento se mantenha. São esperados novos lançamentos e construções imobiliárias.

Perfil do consumidor

Também com a pandemia e o trabalho remoto, muitas pessoas sentiram necessidade de melhorar suas casas e apartamentos.

Muitos trabalhadores precisaram adaptar um escritório em casa, enquanto outros decidiram adquirir um lar maior.

Além disso, a novidade que mais agrada os trabalhadores em home office são os empreendimentos que investem em espaços de coworking, com varandas multifuncionais e espaço todo adaptado a uma rotina de saudável de trabalho remoto.

Guaíra: o lugar certo para o imóvel que você procura

Seja para morar ou para investir, a Imobiliária Guaíra é a imobiliária certa para você do ABC ou de São Paulo procurar seu imóvel. Aproveite as boas perspectivas do mercado e converse com nossos corretores, que encontrarão o imóvel certo para sua família, seu bolso ou seus investimentos.

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

35  +    =  37