
A água é um recurso fundamental para a manutenção de todo o tipo de vida. Mas, infelizmente, devido ao mau uso da humanidade, muitas pessoas não tem acesso a esse bem tão precioso.
De acordo com o Instituto Trata Brasil:
- Mais de 33 milhões brasileiros não têm acesso ao abastecimento de água tratada
- 6,8% das crianças e dos adolescentes não contam com sistema de água dentro de suas casas
- Quase 8 mil piscinas olímpicas de água tratada são desperdiçadas diariamente, o que seria suficiente para abastecer mais de 67 milhões de brasileiros em um ano
- O consumo médio de água no país é de 148,2 litros por habitante ao dia. Mas… 110 litros/dia é a quantidade de água suficiente para atender as necessidades básicas de uma pessoa, segundo a ONU
Bem, pensando no mau uso que se faz da água, é importante verificar algumas medidas para economizar água em casa.
Que tal aprendermos sobre isso hoje, no Dia Mundial da Água – 22 de março?
Continue a leitura e saiba mais!
Tudo começa em casa: como economizar água?
Existem medidas que podem ser tomadas para economizar água em casa, seja no dia a dia ou de maneira mais complexa, como reformas e adaptações nas casas e condomínios.
A economia na hora de usar água começa ao desligar o chuveiro no banho e fechar a torneira na hora de escovar os dentes ou lavar a louça, até a reutilização da água da máquina de lavar roupas.
Para quem é proprietário de um imóvel alugado, é sempre preferível optar pela caixa d’água acoplada ao vaso sanitário, que controla o uso do recurso a cada acionamento da descarga.
Outra medida interessante para economizar água em casa, por exemplo, é adaptar a saída de água da torneira da pia do banheiro à caixa do vaso sanitário, fazendo com que ela seja preenchida com a água praticamente limpa de lavagem de mãos, que será reutilizada pelo acionamento da descarga.
Inclusive, a descarga é um dos vilões na hora de verificar o consumo da água. Mas, existem algumas formas de reaproveitar a água da casa, como adaptação de encanamento que reutiliza água de lavagem de roupas ou da piscina, por exemplo, que pode reduzir o consumo em até 70%.
Vai lavar roupas? Não se esqueça que algumas atividades, como limpeza da casa, do quintal e do carro, podem ser feitas com a água que escoa da máquina de lavar, uma medida de uso que reduz em grande escala o consumo final.
A água produzida pelo ar-condicionado também pode ser utilizada para regar plantas! Com adaptações nos sifões das torneiras da pia do tanque, o gasto também diminui e a água quase sem restrições.
Como economizar água em casa, se você mora em condomínio?
Se você mora em condomínio, depende do síndico para se preocupar com algumas questões. Confira algumas dicas para enviar a ele.
Bom, no condomínio é possível reutilizar também a água da piscina – mas, é preciso se atentar aos produtos que já foram misturados à água para saber qual atividade pode ou não a utilizar.
A instalação de torneiras inteligentes também ajudam a economizar água em casa, pois reduzem o índice de vazão da água, além do uso de redutores de vazão (os arejadores que aumentam a pressão de saída sem aumentar a quantidade).
No geral, a principal forma de economizar água no condomínio é instalar hidrômetros individuais para captar o exato consumo de água de cada unidade. Assim, cada família sabe o quanto gastou e passa a economizar para não pesar no bolso.
A captação de água de chuva para a limpeza dos espaços comuns também é uma solução muito rentável, pois requer um investimento baixo e diminui o valor da conta no final do mês.
Dar atenção a pequenos vazamentos também é muito importante! Segundo dados da Sabesp, um buraco de dois milímetros no encanamento desperdiça, diariamente, cerca de 3,2 mil litros de água. Portanto, mesmo que seja um vazamento insignificante, como uma torneira pingando, é muito importante tomar medidas para consertá-lo e melhorar suas chances de economizar água em casa.
Falando em sustentabilidade…
Sabia que economizar água em casa não é a única forma de deixar o seu lar mais sustentável? Você também pode usar a decoração para trazer a natureza para dentro de casa e melhorar sua qualidade de vida!
SAIBA MAIS -> Decoração biofílica: como deixar sua casa mais sustentável?
Nenhum comentário