Qual é o imóvel ideal para a Geração Z?

13 mar 2025 /

Qual é o imóvel ideal para a Geração Z?

Eles já são 20% da população brasileira. São economicamente ativos. Não sabem viver sem a tecnologia e internet – afinal, são nativos digitais por terem nascido e crescido com a internet.

Estamos falando da Geração Z

Nascidos entre o final da década de 1990 até meados de 2010/2012, a Geração Z tem revolucionado diversas áreas da sociedade com a sua nova forma de enxergar o mundo.

No mercado de trabalho, por exemplo, a intenção deles é trabalhar em horários flexíveis, ter liberdade para propor ideias, aumentar seu conhecimento, ter experiências profissionais que estejam equilibradas com seus valores, além de ter a oportunidade de contribuir com programas sociais.

E no mercado imobiliário?

Bom, a Gen Z também tem ditado as suas preferências e surpreendido. De acordo com uma pesquisa da Brain Inteligência Estratégica, 46% das pessoas com idades entre 21 e 26 anos pretender adquirir um imóvel próprio. 

Como nativos digitais, o imóvel ideal para a Geração Z, prioriza uma vivência de conectividade, conforto, funcionalidade, acessibilidade, adaptação e design prático.

Continue a leitura para descobrir qual é o sonho de moradia desses jovens!

Quais as principais características do imóvel ideal para a Geração Z?

BOA LOCALIZAÇÃO

Começamos com o principal requisito de qualquer pessoa na hora de comprar ou alugar um imóvel. Localização.

Como herança da geração anterior, a Gen Z é superconectada. Isso significa que são acelerados, dinâmicos e multitarefas. Sendo assim, morar em um endereço bem localizado é essencial para chegar rápido aos seus compromissos, investindo o tempo livre em outra atividade. 

A Gen Z entende que a localização é muito mais do que mobilidade, também é qualidade de vida. Ou seja, o entorno deve oferecer uma infraestrutura eficiente para desfrutar no dia a dia.

METRAGEM COMPACTA E FUNCIONAL

Um imóvel grande para caber a família toda + agregados? Nada disso!

Com uma rotina acelerada, as tarefas domésticas não são prioridades. Então, o imóvel ideal para a Geração Z tem metragem compacta e funcional para tornar a rotina mais prática. 

O estilo de vida flexível e dinâmico exige que os imóveis sejam adaptáveis. Apartamentos ou casas com cômodos que podem ser usados para diferentes finalidades, como home office, sala de estudos, ou espaço para lazer, são preferidos. 

SUSTENTABILIDADE

A Geração Z não é muito apegada a bens materiais. Eles priorizam experiências de vida, rotinas significativas e um ambiente saudável.

Tudo isso tem a ver com sustentabilidade!

Uma pesquisa de 2024 revelou que 64% dos integrantes da Gen Z estão dispostos a pagar mais caro por produtos ou serviços ambientalmente sustentáveis, inclusive… imóveis! 

Algumas práticas sustentáveis do imóvel ideal para a Geração Z incluem: certificações verdes, sistemas de energia solar e reaproveitamento de água da chuva, tecnologias de eficiência energética, horta comunitária no condomínio, plantas na decoração, entre outros.

TECNOLOGIA INTEGRADA

A Geração Z é altamente conectada, afinal, eles nasceram praticamente junto com algumas tecnologias e a ascensão das redes sociais. Portanto, eles não sabem viver sem tecnologia, inclusive em casa.

Enquanto para algumas pessoas ainda é incomum usar assistentes virtuais para programar a cafeteira ou ligar o ar-condicionado, para a Gen Z é impossível viver em um imóvel sem automação residencial.

Portanto, o imóvel ideal para a Geração Z precisa ser equipado com tecnologia de ponta, como Wi-Fi de alta velocidade e tomadas USB embutidas, além de dispositivos inteligentes integrados e controlados por aplicativos.

LAZER E BEM-ESTAR

Enquanto algumas gerações priorizam o trabalho, a Geração Z entende que a vida é mais do que trabalhar para sobreviver. O foco deles é viver!

Sendo assim, além de trabalhar e estudar, esse grupo valoriza o lazer e o bem-estar. 

Imóveis com áreas comuns, como academias, espaços para eventos, áreas verdes e piscina, são muito apreciados, pois proporcionam qualidade de vida.

O imóvel ideal para a Geração Z é aquele que oferece um equilíbrio entre conforto, saúde física e mental, e oportunidades de lazer, permitindo que eles tenham uma vida equilibrada e conectada com suas necessidades de bem-estar.

FLEXIBILIDADE NO CONTRATO DE LOCAÇÃO

Apesar da preferência pela compra de um imóvel, muitos jovens da Gen Z optam pela locação para viverem a experiência de sair da casa dos pais e morar sozinho.

Por isso, o imóvel ideal para a Geração Z também envolve uma flexibilidade no contrato de locação, para atender ao seu estilo de vida dinâmico e em constante mudança.

Essa flexibilidade pode envolver: contrato de curta duração, renovação simplificada e rescisão antecipada.

Você é corretor de imóveis e está aprendendo a lidar com a Geração Z? 

Bem, todas essas características sobre o imóvel ideal para a Geração Z podem mesmo assustar, porém, existe uma habilidade que você precisa ter, independentemente da geração que o seu cliente faça parte: negociação.

Você tem certeza que sabe ajudar o seu cliente a fazer um bom negócio?

Se ficou na dúvida, confira -> 5 técnicas de negociação para corretores de imóveis

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

  +  10  =  20