O que é home office e como organizá-lo do jeito ideal?

1 maio 2020 /

O que é home office e como organizá-lo do jeito ideal?

Home office ou Home-office nada mais é do que trabalhar em casa. Ter um escritório ou um ambiente de trabalho em casa e fazer funções muitas vezes do trabalho em qualquer organização.

Trabalhar em casa para quem está tão acostumado à rotina do escritório pode não ser muito simples. Contudo, é preciso se acostumar com a tendência, porque ela chegou para ficar.

Em várias áreas de atuação, o home office será, sem dúvidas, prevalecente. Isso porque, devido a internet, operações podem ser feitas a distância, contato por videochamada, além de troca de documentos por email.

Enfim, para muitas tarefas do dia a dia, independe o local de atuação, e muito mais que isso, não exige aglomeração.

Além de economizar a longo prazo com espaço e aluguel de espaços menores, o trabalho home office tem um impacto positivo no colaborador, que já não precisará se deslocar, por exemplo, para chegar até o escritório.

Dito sobre os benefícios do trabalho em casa, como organizar um ambiente adequado para o home office? A Imobiliária Guaíra separou algumas dicas pontuais que poderão ajudar a deixar um cantinho especial para trabalhar home office.

5 dicas pontuais para organizar o dia de home office

O dia de home office precisa ser produtivo. Em casa, porém, isso parece ser muito difícil. É necessário ter ciência do que deve ser feito no dia.

Para ajudar, a Imobiliária Guaíra, que também tem adotado operações em home office, dá algumas dicas pontuais para organizar o dia de trabalho em casa.

Crie a rotina de trabalho

Uma rotina de trabalho é criada quando se estabelecem horários. Por exemplo, das 9h às 18h. Esse é o ideal para trabalhar.

Acorda-se por volta das 7h30, toma-se um café da manhã reforçado, um banho e começa o trabalho. Ao fim, às 18h, exercícios são sempre uma boa pedida.

Isso é uma rotina criada, quando se sabe as etapas do dia a dia.

Tenha um espaço determinado

Pode ser um quitinete ou uma mansão. O espaço determinado para o trabalho deve ser só um. Nada de se atirar no sofá para trabalhar ou tentar produzir aquele relatório urgente da cama.

Escrivaninha, cadeira e seriedade. Simples assim! Só um lugar pré-determinado possibilita que a rotina seja criada adequadamente.

Respeite horário de refeição e exercícios

Parece tolo, mas muitas pessoas esquecem. Separe o horário das 12h às 13h, por exemplo, para o almoço. Tenha um horário para um lanchinho da tarde, e não deixe os exercícios de lado.

Eles, além de liberarem a mente do cansaço do dia de trabalho, também mantém o físico em ordem. Assim, a noite de sono também será produtiva, uma vez que o descanso será proporcionado.

Estabeleça as tarefas diárias a serem feitas

Sempre estabeleça as tarefas diárias. As principais devem ser feitas logo pela manhã, enquanto as secundárias podem esperar a tarde para serem iniciadas.

Não trabalhe além do que se dispôs

Se o trabalho é acordado das 9h às 18h, por exemplo, não invente de adiantar tarefas do dia seguinte às 22h, por exemplo. Isso é um erro cometido muitas vezes.

Como sua casa é também seu local de trabalho, é fundamental separá-los sempre. Por isso, o horário de lazer será o de descanso. O horário de trabalho será o de executar tarefas.

8 dicas para um espaço home office dinâmico

  1. Escrivaninha organizada com post-its, agenda e caneta;
  2. Notebook e, se possível, uma segunda tela para maior dinamismo de tarefas;
  3. Local de trabalho deve estar sempre organizado;
  4. Pausas frequentes;
  5. Contato humano, mesmo que por videochamada, é importante;
  6. Anotações pontuais;
  7. Utilização de ferramentas como Canva, Asana ou Trello para organização;
  8. Caso seja de agrado, uma música ambiente suave nunca faz mal;

E você, como está se adaptando à rotina de home office? Quais seriam as dicas que você daria para quem ainda não é acostumado a essa tendência.

Pode ser difícil se adaptar, mas saiba que o home office veio para ficar.

Gostou do artigo? Deixe um comentário!
Veja o nosso relativo a esse sobre: Como organizar os trabalhos em casa segundo Imobiliária Guaíra

botão entre em contato com imobiliária guaíra imóveis botão blog imobiliária guaíra imóveis

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

3  +  6  =