Apesar de ter perdido um pouco da sua popularidade para o financiamento, o consórcio imobiliário ainda atrai muitas pessoas que desejam realizar o sonho da casa própria, sem pressa para que isso aconteça.
É raro encontrar um único brasileiro que não sonhe em ter a sua casa própria. Inclusive, muitos deles desejam adquirir o imóvel à vista, mas sabemos que essa não é a realidade de boa parte da população.
Porém, nada de pânico! Se o financiamento imobiliário não é uma opção que está em primeiro lugar na sua mente, ainda é possível recorrer ao consórcio imobiliário.
Nessa modalidade, um grupo de indivíduos se une para financiar um empreendimento, realizando o pagamento de parcelas mensais para uma administradora de crédito.
O consórcio de imóveis está se tornando um grande atrativo aos investidores devido às suas condições de juros bem mais favoráveis.
Assim, o que você acha de começar a considerar essa ideia e entender, a fundo, como o consórcio funciona?
É por isso que preparamos esse conteúdo para esclarecer as principais dúvidas sobre se vale a pena investir em um consórcio imobiliário na aquisição do seu primeiro imóvel.
Vamos entender como funciona? Continue a leitura!
O que é e como funciona o consórcio imobiliário?
Essa modalidade não é tão nova assim e no mercado existem várias opções de consórcio. Há, por exemplo, o de automóveis e o de motos, que correspondem a quase 50% das vendas no Brasil, por exemplo.
E claro, entre eles, também temos o consórcio imobiliário que, em linhas gerais, consiste em um grupo de pessoas que se unem para conquistar um interesse em comum — seja uma casa ou apartamento.
Geralmente, os grupos são compostos por pessoas que possuem rendas similares e que tenham como objetivo um valor de carta de crédito parecido.
Ou seja, se a sua renda permite que você adquira uma propriedade de R$ 300 mil, o seu grupo de consórcio de imóveis terá pessoas com metas semelhantes.
Nesse sentido, os participantes realizam pagamentos mensais da taxa da administração para financiar a construção de um determinado empreendimento.
Essa quantia deve ser previamente definida de acordo com o valor do crédito.
Como ser contemplado em um consórcio imobiliário?
A cada mês, um indivíduo diferente é sorteado com a famosa “carta de crédito”, documento encaminhado ao consorciado para que o mesmo consiga pagar o seu imóvel.
No fim da modalidade, todos os integrantes devem ser agraciados com a quantia necessária para comprar a propriedade.
Vale lembrar que os consorciados ainda devem disputar nas mesmas condições em todas as etapas dos sorteios.
É possível antecipar a contemplação da carta de crédito?
Dependendo do consórcio imobiliário adquirido, também existe a opção do participante oferecer lances para antecipar a sua contemplação e obter a tão desejada carta de crédito em um prazo ainda mais curto.
Funciona como se fosse um leilão, onde os escolhidos são aqueles que oferecem o maior valor pelo bem, no caso, o documento da carta de crédito.
Já em outras situações, o usuário pode utilizar o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para fazer lances ou, simplesmente, completar o crédito liberado.
As vantagens do consórcio imobiliário
Como mencionado, não faltam vantagens para quem deseja investir no consórcio imobiliário — pouca burocracia, segurança e menos juros são algumas delas.
Abaixo, listamos outras que merecem ser consideradas:
- Sem juros
O consórcio não possui taxa de juros, somente uma cobrança administrativa que é diluída ao longo das parcelas.
- Não precisa de entrada
Não há a necessidade de dar uma entrada. O montante será parcelado integralmente.
- Boa flexibilidade nos prazos
As administradoras mais atualizadas estão apostando em opções versáteis e que facilitam ao participante a escolha da alternativa mais adequada ao seu perfil.
- Pouca burocracia
Em muitos casos, não há necessidade de comprovar renda, sendo uma ótima saída para autônomos ou profissionais informais.
Segurança
Tais modalidades são fiscalizadas pelo Banco Central, instituição responsável por garantir os interesses de todos os consorciados.
Como saber se o consórcio imobiliário é ideal pra você?
Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens do consórcio imobiliário, que tal descobrir o que analisar ao longo dessa decisão?
Primeiramente, é necessário saber que essa opção costuma ter um longo prazo, que pode chegar a ter a duração de até 15 anos.
Logo, será necessário ter um bom planejamento financeiro para arcar com os custos antes de ser contemplado e, de quebra, também ser paciente com o sorteio da carta de crédito.
Ou seja, é a solução indicada para aqueles que não estão com pressa em se mudar rapidamente. Fora isso, existem outros pontos que merecem atenção.
Anote os principais deles:
Fique de olho na taxa administrativa
O consórcio imobiliário não possui juros. No entanto, ele conta com a taxa de administração que deve ser considerada antes mesmo de fechar o contrato. Essa quantia pode variar dependendo da empresa.
Verifique cada detalhe do contrato
Leia com atenção cada linha do documento. Caso esteja em dúvida a respeito de algum termo ou informação, não assine. Em vez disso, procure o apoio de um advogado, de preferência, especializado no setor imobiliário.
Veja também se a empresa responsável por administrar o consórcio imobiliário se mostra incomodada com a sua atitude em pedir ajuda aos demais profissionais.
Sendo assim, na maioria das vezes, esse posicionamento exige que o indivíduo considere e repense o acordo.
Informe-se sobre a administradora
É essencial fazer uma pesquisa detalhada e saber mais sobre a reputação das empresas que fazem parte dessa transação, como é o caso da administradora.
Em uma rápida pesquisa no Google ou nas redes sociais, procure saber se os seus clientes já passaram por alguma dificuldade ou se a empresa deixou de seguir as cláusulas contratuais.
Para ter ainda mais segurança, você pode conferir o portal do Banco Central, onde é possível checar um ranking com todas as administradoras de consórcio do país.
Saiba quais são as consequências para os casos de inadimplência
Infelizmente, há situações em que, simplesmente, perdemos o controle sobre as nossas finanças. E, querendo ou não, esse cenário também pode comprometer o pagamento em dia das parcelas do consórcio, levando o participante a ficar inadimplente.
Diante disso, você precisará saber quais são as penalidades e condições de cada contrato em situações como essas.
Algumas administradoras, por exemplo, possuem regras rigorosas, que vão desde multas até o risco de perder a carta de crédito. Portanto, todo cuidado é pouco!
Viu só? Com essas informações, esperamos que você consiga investir em um consórcio imobiliário que se enquadre em seu perfil. Em breve, temos certeza de que a sua casa nova estará a um passo de ser conquistada.
Financiamento ou consórcio imobiliário: qual a melhor opção?
Com todas essas vantagens do consórcio, é normal bater a dúvida sobre se é melhor escolher essa modalidade em vez do financiamento imobiliário.
Mas, essa última opção é popular, não é à toa.
O financiamento oferece a possibilidade de você conseguir o crédito para a aquisição do seu imóvel em pouco tempo, enquanto no consórcio você precisa esperar ser contemplado ou dar um bom lance para ter direito à carta de crédito.
Então, tudo vai depender da sua disponibilidade financeira e, claro, da sua paciência, porque tem gente que não quer esperar anos e anos para comprar um imóvel, não é?
Contudo, para explicarmos mais sobre qual pode ser a melhor alternativa, temos um conteúdo completo para te ajudar a decidir.
Leia também: Consórcio ou financiamento imobiliário: qual é a melhor opção?
Comentários
1 Comentário
Deixe o seu comentário!
Otima explicação