Conheça estratégias de inteligência emocional para corretores de imóveis

15 ago 2024 /

Conheça estratégias de inteligência emocional para corretores de imóveis

Compras por impulso. Todo mundo já passou por isso e com certeza já se arrependeu depois. 

Mas o que leva uma pessoa a agir assim? As emoções. Quando o coração fala mais alto do que a razão. E isso acontece, inclusive, no mercado imobiliário, sabia?

O estudo “A influência das emoções na jornada de compra imobiliária“, realizado pela Brain Behavior, mostrou que 81% dos homens compram um imóvel por orgulho e 90% das mulheres compram por empolgação. 

Isso nos leva diretamente para o atendimento do corretor de imóveis. 

No processo de atender um cliente, então, não basta ter expertise sobre o mercado imobiliário, também é necessário ter inteligência emocional. 

E quem comprova é a ciência: um estudo da TalentSmartEQ revelou que os vendedores que possuem alto nível de Inteligência Emocional podem vender mais do que o dobro, pois sabem gerenciar suas próprias emoções e a dos clientes. 

Essa máxima também vale para os corretores de imóveis, que precisam apoiar-se em várias técnicas para ter uma negociação de sucesso. 

Então, se o que falta para você é um pouco mais de Inteligência Emocional, você está no blog certo!

Continue a leitura e confira 7 estratégias de Inteligência Emocional para corretores de imóveis.

Afinal, o que é Inteligência Emocional?

Podemos entender a Inteligência Emocional de duas formas:

  1. A capacidade de administrar suas próprias emoções e usá-las a seu favor;
  1. A compreensão das emoções das outras pessoas.

Ou seja, a Inteligência Emocional está relacionada à capacidade de pensar, agir e sentir emoções de uma forma consciente e inteligente, permitindo que essas mesmas emoções controlem sua vida.

Com a Inteligência Emocional, uma pessoa adquire habilidades de manter relacionamentos saudáveis, resolver conflitos, comunicar-se com mais clareza e empatia e lidar com situações estressantes.

De acordo com especialistas, a Inteligência Emocional está baseada em cinco pilares:

  • Autoconhecimento emocional – capacidade de reconhecer suas próprias emoções;
  • Controle emocional – habilidade de lidar com suas emoções e adequá-las a diversas situações;
  • Automotivação – capacidade de dirigir e comandar as emoções para um objetivo específico;
  • Reconhecimento das emoções de outras pessoas – construção de uma relação mais forte e empática;
  • Relacionamentos interpessoais – reciprocidade e boa interação com as pessoas.

As principais técnicas de Inteligência Emocional para corretores de imóveis

1. AUTOCONSCIÊNCIA

Atitude de reconhecer e estar ciente de suas próprias emoções, e como elas podem influenciar suas decisões e comportamentos. 

Isso ajuda a manter o controle em situações estressantes.

A autoconsciência também é importante para identificar seus gatilhos, entendendo o que desperta emoções negativas e pronto para trabalhar para gerenciá-las de forma eficaz, evitando reações impulsivas.

2. AUTOGESTÃO

Talvez uma das técnicas mais importantes da Inteligência Emocional para corretores de imóveis. 

Existem algumas técnicas de gerenciamento de estresse, como respiração profunda ou mindfulness, para manter a calma em negociações ou diante de clientes difíceis.

Outra dica é ser mais flexível e adaptável às mudanças e desafios inesperados no mercado imobiliário, ajustando sua abordagem conforme necessário.

3. EMPATIA

Mais do que entender as necessidades do cliente, um bom corretor se coloca no lugar dele para compreender suas preocupações, desejos e dificuldades.

Isso ajuda a oferecer soluções personalizadas e a criar uma conexão mais forte.

A escuta ativa também é uma grande aliada da Inteligência Emocional para corretores de imóveis. 

Além de prestar atenção plena ao que o cliente está dizendo, sem interrupções, é essencial mostrar que você valoriza suas opiniões e preocupações.

4. HABILIDADES SOCIAIS

Invista tempo em construir relacionamentos genuínos com seus clientes e colegas, baseados em confiança, podendo ser levados a recomendações e negócios repetidos.

Para o fechamento do negócio, a comunicação clara e assertiva é indispensável para evitar ambiguidades. 

Certifique-se de que o cliente compreendeu todas as informações relevantes.

5. MOTIVAÇÃO

Defina metas realistas e alcançáveis, mantendo-se motivado para atingi-las, mesmo diante de desafios.

Com resiliência, desenvolva a capacidade de se recuperar rapidamente de reveses. 

Assim, você aprende com suas falhas e não se desanima, alcançando sucesso a longo prazo.

5. RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Use a Inteligência Emocional para mediar conflitos que podem surgir durante a negociação, buscando soluções que atendam às necessidades dos seus clientes. 

Aliás, esses conflitos devem ser vistos como oportunidades de aprendizado e de construção de relacionamentos mais fortes, mantendo sempre uma postura positiva.

6. AUTENTICIDADE

Seja verdadeiro e mostre-se como você realmente é. Autenticidade gera confiança e te aproxima dos clientes.

Atue de acordo com seus valores e mantenha a integridade em todas as negociações, o que contribui para uma reputação sólida no mercado.

7. DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO

Busque sempre aprender mais sobre si mesmo e como melhorar sua Inteligência Emocional, por meio de workshops, leituras e treinamentos. 

Além disso, solicite e aceite feedback de colegas e clientes para melhorar continuamente suas habilidades emocionais e profissionais.

SAIBA MAIS → Corretores com alto nível de Inteligência Emocional têm vantagens nas negociações

Além da Inteligência Emocional, existem outras habilidades comportamentais essenciais para o trabalho do corretor de imóveis!

Boa comunicação, postura corporal, capacidade de negociação de valores e outras. Quer conhecer todas elas e se tornar um corretor de imóveis excepcional no mercado?

SAIBA MAIS -> Habilidades comportamentais que todo corretor de imóveis precisa ter!

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