Segundo o dicionário, convivência significa: “Modo de vida em que se pode partilhar; vida em comum; convívio diário”. Essa definição é tudo o que uma boa convivência em condomínio exige.
Afinal, viver em comunidade não é fácil. As pessoas têm personalidades e rotinas diferentes, além de sonhos e metas que, por vezes, determinam seu modo de viver.
Portanto, a moral da história é que todos querem respeito ao seu espaço. Porém, morar em condomínio é dividir o pátio de casa com outras pessoas. Apesar de tantas diferenças, viver em comunidade exige que cada um tenha atitudes positivas e respeitosas uns com os outros.
Continue a leitura e confira dicas para construir uma boa convivência no seu condomínio.
Converse com as crianças sobre as regras de convivência
Apresente as regras e o regimento interno do condomínio para as crianças. Elas precisam entender, desde cedo, que uma boa convivência melhora a vida em comunidade.
Além disso, por inocência ou falta de aviso dos pais, uma criança que não conhece as regras do condomínio pode cometer erros que colocam sua vida e a dos outros em perigo, como mexer em equipamentos perigosos e proibidos ou participar de uma brincadeira arriscada com outra criança.
Contudo, a tarefa de falar com as crianças é do pai e da mãe, não do síndico. Essa conversa precisa ser com calma e paciência para que as crianças entendam tudo com a seriedade que o assunto exige.
Cuide dos animais de estimação
Atualmente, os condomínios são mais flexíveis em relação aos animais de estimação. Muitos empreendimentos, aliás, tem áreas de lazer e cuidados de higiene para os pets.
Porém, nem todas as pessoas gostam de pet, fato que os próprios animaizinhos percebem.
Sendo assim, não deixe seu pet correr livre ou fazer suas necessidades pelas áreas comuns. Utilize o elevador de serviço com o pet sempre no colo para evitar que ele tenha um contato mais próximo com pessoas que ele não conhece ou que não gostam dele.
Respeite o horário de silêncio e o horário das obras
Uma das principais reclamações na vida em condomínio e que afetam a boa convivência é o barulho. E, se o barulho acontecer fora do horário permitido… a confusão está formada.
Afinal, é muito desagradável um vizinho estender a festa após às 22h, sendo que você quer descansar para ir trabalhar no dia seguinte. Também é inconveniente ouvir martelos na parede se o seu vizinho realiza a reforma para além do horário permitido.
Dessa maneira, respeitar o silêncio do condomínio em horários onde a maioria dos condôminos está em casa é respeitar a si mesmo.
Seja cordial
Encontrou um vizinho ou funcionário do condomínio no elevador?
Dê bom dia, troque algumas palavras sobre o tempo, pergunte como ele (a) tem passado ou como está a família.
A cordialidade e a educação são regras essenciais para uma boa convivência em comunidade. Independentemente se é seu vizinho ou o funcionário do local onde você mora, todos merecem receber um “bom dia” ou um sorriso. Lembre-se: pequenas atitudes podem mudar o dia de alguém!
Lixo no lixo
Uma das principais formas de respeitar o espaço do seu vizinho é ser higiênico com a sua casa. Afinal, ninguém quer morar ao lado de uma casa que cheira mal ou tem lixo em lugares impróprios.
Leve seu lixo para as lixeiras adequadas, descartando-o na coleta seletiva do condomínio.
Respeite as vagas de garagem
Um bom motivo para surgirem brigas nos condomínios é o uso inadequado das vagas de garagem.
Muitas vezes, um vizinho tem dois carros, mas apenas uma vaga. E ainda quer usar a vaga de um condômino que não tem carro sem o seu consentimento.
Outra situação comum é emprestar a vaga de seu vizinho para familiares visitantes. Só faltou pedir autorização…
Além disso, ter um carro ou dois também significa arcar com os custos. Ou seja, alugue uma garagem fora do condomínio para guardar os carros que não cabem na garagem.
Cuide das áreas comuns
Todo o espaço do condomínio faz parte da sua casa. Sendo assim, todos os moradores devem fazer a sua parte para cuidar de cada área.
Sendo assim, a boa convivência deixa implícito que, quando você cuida de um espaço para que outra pessoa possa utilizá-lo, alguém também vai cuidar para que você usufrua da próxima vez.
VIDA EM COMUNIDADE
“Seu direito termina quando o do outro começa”.
Você já ouviu essa frase?
Viver em sociedade é exatamente isso: seguir seus direitos e deveres para existir uma boa convivência entre diferentes pessoas e culturas. Quando você escolhe morar em condomínio, fica implícito a sua concordância em respeitar as outras pessoas.
Aqui na GUAÍRA, por exemplo, sempre esclarecemos aos nossos clientes sobre a tranquilidade dos condomínios que fazem parte da nossa carteira de imóveis, onde o respeito e a boa convivência são essenciais.
Redação: 28 de novembro de 2019 | Atualização: 21 de março de 2023
Se você quer saber mais sobre o ramo imobiliário e começar a investir em imóveis, fique de olho no blog da Guaíra!
Para compra, venda, locação e demais serviços imobiliários: GUAÍRA!
Nenhum comentário