Transforme sua casa em um lar com a decoração sensorial

29 maio 2023 /

Transforme sua casa em um lar com a decoração sensorial

Sabe quando você entra em um lugar e logo de cara já sente algumas sensações apenas pelos elementos que contem lá? O cheirinho de café recém-passado, as luzes de fim de tarde batendo na janela, os quadros com cores chamativas que dão vida aos ambientes, entre outras coisas, costumam gerar bons efeitos em nós, não é?

Isso porque as percepções que sentimos em relação a alguns locais estão diretamente ligadas com a forma como os elementos do ambiente estimulam nossos cinco sentidos: visão, tato, olfato, paladar e audição. 

Dessa forma, se você quer tornar a sua casa mais aconchegante e agradável, a decoração sensorial é a melhor forma de explorar esses sentidos nos diversos cômodos do seu lar, utilizando táticas pensadas para o seu bem-estar.

Entenda mais sobre esse conceito logo abaixo!

O que é a decoração sensorial?

A decoração sensorial é uma técnica de revitalização de ambientes que tem como foco principal fazer com que os elementos presentes em um local possam proporcionar boas sensações para as 5 partes do sistema sensorial.

É um tipo de abordagem que cria ou reforma cômodos, tornando-os mais agradáveis por meio da estimulação dos sentidos, considerando não apenas o aspecto visual, mas também o olfativo, tátil, auditivo e até mesmo o gustativo.

Para isso, a decoração com foco nas sensações usa objetos, móveis, cores, texturas e sons para que cada um possa fornecer impressões agradáveis para quem frequenta o ambiente.

Para te apresentar mais desse conceito, mostraremos algumas dicas de como a decoração sensorial pode ser aplicada para cada um dos sentidos, deixando seu lar com o seu DNA.

Dicas de decoração com os 5 sentidos

Visão

O visual é um fator impactante na decoração dos cômodos de uma casa. Com ele, temos logo de cara as impressões sobre um ambiente. Se é calmo, alegre, discreto, agitado, entre outras coisas. 

Por isso, é importante utilizar a decoração sensorial com foco na visão de modo coerente, para transmitir as emoções certas em cada ambiente.

Considere sempre que o seu lar é o seu refúgio e deve transmitir bons sentimentos para você. Por isso, as dicas referentes a esse elemento são:

  • Cores claras e neutras transmitem sensações de tranquilidade e calmaria, por isso, prefira usá-las nas paredes de quartos e salas que são locais de descanso;
  • Utilize cores mais chamativas nas paredes em ambientes mais criativos como jardins, cozinhas, sala de jogos, brinquedotecas e etc.;
  • Para dar destaque visual nas paredes, invista em quadros com pinturas coloridas;
  • Estimule a estética visual usando cores vivas nos detalhes do cômodo como vasos, móveis e outros objetos decorativos.

LEIA TAMBÉM: Confira 10 tendências de decoração para a sua casa

Tato

Reprodução: freepik

O toque tem o incrível poder de gerar sentimentos reconfortantes em um simples gesto, proporcionando sensações como conforto, acolhimento, calor e várias outras coisas. Dessa forma, para o tato, aqui vão algumas dicas que podem ajudar na sua decoração sensorial:

  • Em dias mais frios, use tapetes felpudos e mantas no sofá para criar um ambiente mais aconchegante;
  • Para valorizar suas paredes, aplique texturas que darão um charme diferente como grafiato, marmorato, chapiscado, etc.;
  • As plantas também desempenham um papel importante: espalhe-as pelos principais cômodos para contrastar e harmonizar com as superfícies planas que estão no ambiente.

Olfato

Reprodução: freepik

Você já teve uma comoção apenas sentindo um aroma bem característico da sua vida? O cheirinho de terra molhada, do bolo saindo do forno ou do perfume de alguém que você ama, por exemplo. Bom, o olfato é um sentido capaz de nos relacionar com coisas ótimas do dia a dia e tornar o ambiente mais agradável possível.

Olha só como você pode usar desse sentido na decoração sensorial do seu lar:

  • Se você gosta da casa cheirosa em todos os cômodos, use aromatizadores, velas e difusores para deixá-los com perfumes suaves;
  • Utilize flores perfumadas em vasos na sala de estar para deixar o ar mais cheiroso e sua casa mais decorada.

Audição

Reprodução: freepik

Em nossa rotina estamos expostos a vários barulhos que nos causam desconforto e tiram a nossa paz. Mas com a decoração sensorial é possível usar os sons em nosso favor, transformando-os em métodos de relaxamento.

Veja só algumas dicas:

  • O som de água corrente tem poder tranquilizante. Invista em fontes de água nos jardins da sua casa;
  • Se for do seu agrado, coloque sinos na porta de entrada da sua casa que fazem pequenos barulhos com o vento.

Paladar

Você pode até não perceber, mas o paladar pode sim ser usado na decoração sensorial. Como? Por meio de objetos ou ornamentos que aguçam esse sentido, guardando alimentos e bebidas diferenciadas.

Veja algumas recomendações para aplicar no seu lar:

  • Gosta de água saborizada ou sucos? Assim que prepará-los, coloque em um dispenser de vidro na cozinha, sala de jantar ou até mesmo em uma mesa no jardim;
  • Coloque cestos de frutas no balcão da cozinha para decorar e também estimular o consumo;
  • Tenha uma bomboniere de vidro para deixar no hall de entrada da sua casa com trufas e doces diferenciados;
  • Se você gosta de vinhos, é uma ótima oportunidade para criar uma adega na sua residência.

Agora que você já conhece o que é a decoração sensorial e viu algumas dicas, use as recomendações que mostramos aqui para aplicar no seu lar, seja ele uma casa ou apartamento, e deixe seu ambiente ainda mais aconchegante para os seus sentidos.

Gostou do conteúdo? Conheça mais tendências de decoração e do mercado imobiliário que podem ajudar na sua vida.

ACESSE NOSSO BLOG

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

2  +  5  =