Gestão de tempo para corretores: aprenda a organizar a sua rotina

28 fev 2023 /

Gestão de tempo para corretores: aprenda a organizar a sua rotina

A gestão de tempo para corretores torna o dia a dia do profissional muito mais otimizado, com vantagens surpreendentes!

Corretores de imóveis tem uma rotina de trabalho muito tumultuada e dinâmica, que só quem vive sabe. Portanto, pode ser difícil conciliar vida profissional com a pessoal, podendo uma interferir na outra.

Dessa forma, se somados a baixa produtividade, a desorganização e falta de planejamento, temos como resultado a redução no número de vendas e satisfação de clientes, e esse é o pavor de diversos corretores de imóveis, não é mesmo?

Por isso, a gestão de tempo para corretores é fundamental para que você, como profissional, tenha um planejamento diário definido e cumpra suas tarefas com êxito, sem afetar negativamente a sua função.

Sendo assim, a organização de tempo mais inteligente proporciona mais clareza no dia a dia, definindo prioridades que façam sentido para você.

A gestão do tempo é essencial para o sucesso de um corretor de imóveis, já que essa profissão exige a realização de várias atividades diferentes, desde a prospecção de clientes até o fechamento de negócios. 

Ei, corretor, que tal melhorar a sua gestão de tempo e, consequentemente, aumentar a sua produtividade? 

Para conferir algumas dicas de como fazê-la da melhor forma, continue a leitura!

5 dicas para a gestão de tempo para corretores

1. Planeje-se e defina metas

Em qualquer âmbito da vida, um bom planejamento faz a diferença, pois ajuda reduzir tempo e economizar recursos. Sendo assim, isso não seria diferente no ramo imobiliário. 

Portanto, antes de iniciar sua jornada de apresentação de imóveis, visitas, conversas, negociações e afins, prepare o seu planejamento!

  • Defina quais serão suas metas como corretor de imóveis (número de vendas, horas de trabalho, número de contatos conquistados, etc.);
  • Estabeleça como isso será feito (formas de abordagem ao cliente, método de negociação);
  • Quais são os gastos e quais serão os benefícios da sua atuação;
  • Qual o prazo para você atingir essas metas.

Esses são só alguns exemplos, mas você deve adequar o seu planejamento às suas expectativas e dificuldades.

2. Crie uma lista de tarefas por ordem de prioridade

Na gestão de tempo para corretores de imóveis, é necessário saber o que é prioridade, além de entender que muitas vezes é necessário abdicar de alguns clientes para focar naqueles que fazem sentido ao seu planejamento.

Por isso, não tente abraçar o mundo sozinho (a), mas sim focar em tarefas essenciais e por ordem de prioridade. Só assim você conseguirá oferecer um atendimento completo e cuidadoso.

→ Dica de ouro: comece sempre pelo mais importante, mas, se possível, livre-se rapidamente de “mini tarefas” que ocupam até 20 minutos do seu tempo. Assim, concluindo-as, lá na frente elas não se tornarão “tarefas urgentes demais que não podem ser ignoradas”.

3. Organize o seu trabalho e monitore seu tempo

Para organizar o seu trabalho você pode fazer um checklist de todas as tarefas que precisam ser realizadas em um determinado dia, semana ou mês, priorizando cada uma delas.

Além disso, procure sempre determinar um limite de tempo médio para as suas tarefas. Assim, você saberá o que pode estar consumindo mais do seu tempo do que o necessário. 

Tempo é dinheiro, por isso, duas perguntas que você pode fazer para se ajudar são:

  1. Vale a pena, não só financeiramente, gastar esse tempo com esse cliente ou tarefa?
  2. Consigo otimizar esse tempo, mas mantendo a qualidade?

Com as respostas dessas perguntas você terá um direcionamento mais claro! 

Anote aí!

4. Utilize ferramentas ao seu favor

A gestão de tempo dos corretores ganha um grande aliado com softwares e aplicativos que ajudam a organizar tarefas e reuniões, agendar eventos e muito mais.

Confira algumas ferramentas que podem te ajudar:

GOOGLE AGENDA

Ferramenta de agenda e calendário que permite que envie lembretes e notificações momentos antes do encontro, reunião ou evento.

Veja a seguir:

Reprodução: Google Agenda

TRELLO

O Trello é uma ferramenta que ajuda a organizar tarefas e projetos. Ele funciona como um quadro virtual, onde é possível criar listas com cartões que representam as tarefas a serem realizadas, que podem conter informações adicionais como prazo, descrição e anexos.

Confira no exemplo abaixo:

Reprodução: Trello

NOTION

É uma plataforma que permite criar páginas, tabelas, listas de tarefas, calendários, bancos de dados e muito mais. Basicamente é um “tudo em um”. O Notion pode ser usado tanto para projetos pessoais como para trabalho em equipe.

Confira a interface da ferramenta logo abaixo:


Reprodução: Notion

5. Pense no seu bem-estar

Você só conseguirá se entregar completamente ao seu trabalho como corretor de imóveis se o seu emocional e físico estiverem equilibrados. Portanto, gastar todo o seu tempo com o trabalho pode te desgastar mentalmente, fazendo com que você não foque com clareza nas tarefas que está realizando. 

Por isso, não force o seu físico nem a sua mente ao extremo, pois só com eles em bom estado você conseguirá atingir as suas metas e criar um bom atendimento para os clientes.

Vantagens da gestão de tempo para quem é corretor 

De uma maneira geral, a gestão de tempo é feita para balancear a vida profissional e pessoal do corretor, de tal forma que uma não interfira na outra. Além de proporcionar vantagens para quem adota essa prática, como:

  • Maior produtividade

Uma boa gestão do tempo ajuda a maximizar a produtividade, permitindo que você faça mais tarefas em menos tempo;

  • Menos estresse

Quando você consegue gerenciar bem o seu tempo, é menos provável que fique sobrecarregado e estressado;

  • Melhoria na qualidade do trabalho

Quando você tem mais tempo para se dedicar a cada tarefa, é mais fácil produzir um trabalho de qualidade superior.

Viu, com essas dicas seu trabalho como corretor de imóveis ficará muito mais fácil e assertivo!

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