
O Dia dos Namorados está chegando, a data mais especial do ano para muitos casais – principalmente para aqueles que já estão juntos há bastante tempo e começaram a pensar no próximo passo da relação: morar juntos.
Bom, a vida a dois é cheia de desafios, inclusive… encontrar o melhor imóvel.
Mais do que quatro paredes, o lar do casal precisa refletir seus sonhos, estilo de vida e planos para o futuro. Exatamente por isso, é necessário planejar cada detalhe – e são muitos detalhes!
Se comprar ou alugar um imóvel para casal, faz parte das próximas grandes decisões da sua vida, continue a leitura e confira algumas dicas que devem ser consideradas por você e seu companheiro (a).
Imóvel para casal: comprar ou alugar?
Certamente, essa é uma das primeiras questões que o casal deve decidir: comprar ou alugar um imóvel?
Bom, se vocês decidiram morar juntos, é sinal de que pretendem passar alguns bons anos da vida juntos, não é? Sendo assim, o que pode definir a decisão de compra ou locação é a situação financeira de vocês.
A locação é mais indicada para casais com um estilo de vida mais “nômade”, que não gostam de permanecer em um mesmo lugar por muito tempo. O aluguel também pode ser mais vantajoso por oferecer um menor custo inicial – já que não exige entrada nem custos com escritura ou impostos.
A compra de um imóvel, por outro lado, significa fazer um investimento de longo prazo, e isso requer comprometimento financeiro de ambos. A compra também gera mais estabilidade e segurança financeira, podendo gerar valorização patrimonial para o futuro da família.
Se o sonho do casal é comprar um imóvel através do financiamento imobiliário, uma das vantagens é a opção de realizar a composição de renda. Assim, os dois salários são somados, o que aumenta a chance de obter a aprovação e até a liberação de um valor mais alto para a compra do imóvel do casal.
Qual é o melhor tipo de imóvel para casal?
O mercado imobiliário é amplo, mas existem alguns imóveis que fazem mais sentido para um casal, como um apartamento – por sorte, existem diversos tipos.
Um dos tipos de imóvel para casal é o loft. Seu diferencial é que todos os espaços são integrados (com exceção do banheiro), sendo uma opção prática para mobiliar – e também mais barata, já que o espaço não é dividido por paredes.
O studio é um tipo de apartamento parecido com o loft, mas sua vantagem é estar dentro de um condomínio com diversas opções de lazer e comodidades. O espaço compacto também é vantajoso para duas pessoas que preferem um estilo de vida minimalista, vivendo apenas com o básico.
Certamente, o apartamento padrão é o imóvel mais procurado para casais. Neste caso, o imóvel é dividido em cômodos e pode ser compacto ou mais amplo – ideal para reunir a família e amigos no novo lar do casal.
Viu só quantas opções de imóvel para casal existem no mercado imobiliário? Mas ainda existem outras decisões a tomar…
Principais características para avaliar em um imóvel para casal
A vida a dois é cheia de decisões que levam em conta as necessidades práticas, os hábitos do casal e, quem sabe, os planos para o futuro.
Localização e infraestrutura do bairro
A região onde o casal vai morar influencia diretamente na qualidade de vida e rotina, seja pelo tempo gasto no trânsito, na segurança do bairro e acesso a serviços essenciais.
Sendo assim, é necessário avaliar bem a localização:
- Proximidade com o trabalho ou faculdade de ambos
- Acesso ao transporte público
- Bairro agitado ou tranquilo
- Comércios da região
Planta do imóvel
Para um casal, um imóvel compacto pode ser mais do que suficiente – desde que os espaços sejam bem pensados. Ambientes integrados, como sala e cozinha, criam uma sensação de amplitude, promovem a convivência e tornam a rotina mais fluída.
Na hora de escolher um apartamento com metragem funcional e prática, prefira aqueles com armários planejados, o que pode ajudar nas finanças.
Lazer no condomínio
Quando falamos em imóvel para casal em um condomínio, também é necessário avaliar a infraestrutura do empreendimento e o que ele tem a oferecer para o casal. Hoje em dia, os ambientes coletivos mais comuns em condomínios são:
Espaço fitness | Lavanderia coletiva | Coworking | Salão de festas ou churrasqueira | Espaço pet | Piscina
Escolher um imóvel para casal vai muito além do número de quartos ou localização. É sobre estilo de vida, planejamento conjunto e realização de um sonho.
Com diálogo, organização e a ajuda de especialistas, encontrar o lugar ideal para viver a dois pode ser mais simples — e muito mais prazeroso — do que parece.
Ah, e quando a família aumentar, também temos dicas para escolher a casa ou apartamento maiores.
Nenhum comentário