Perspectivas do mercado imobiliário para o ABC em 2023

16 dez 2022 /

Perspectivas do mercado imobiliário para o ABC em 2023

A região da Grande ABC vem mostrando um caminho inverso ao restante do país, principalmente quando o assunto é mercado imobiliário. Registrando queda considerável nos inadimplentes e aquecimento da indústria na região, além dos auxílios do governo, fizeram com que o ABC remasse contra a maré.

Porém, quais são as expectativas para o próximo ano, ainda mais frente a essa mudança de governo que está ocorrendo?

Mercado imobiliário em 2022

O ano de 2022 foi marcado por uma retração no mercado de imóveis, ocasionado principalmente pela pressão dos aumentos das taxas básicas de juros. Além disso, todo o cenário pré-eleição e incertezas para o próximo governo, fizeram muitas pessoas segurarem seus investimentos.

Mas, ao contrário do resto do país, o grande ABC se mostrou contrário a esse cenário de retração. Em toda a região, houve um aumento de 27% no número de unidades entregues. Somente Santo André, teve um aumento de 406% no número de lançamentos. Isso somente no primeiro semestre do ano, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Em agosto, houve um aumento de pouco mais de 18% nas vendas de imóveis e 2,94% nas locações. 

Imagem de Santo André

E quais são as expectativas para 2023, pós-eleição

O ano de 2022 foi muito positivo para a região. Houve fortes investimentos públicos, assim como privados, o que aumentou a empregabilidade da região e incentivaram ainda mais o consumo de bens e serviços.

Apesar do cenário para o próximo governo ainda estar sendo marcado por muita instabilidade e polarização, alguns fatores indicam que o mercado imobiliário na grande ABC terá saldo positivo no próximo ano. 

Um deles é o aumento dos empregos formais, o que estimula a economia da região. O fortalecimento da indústria, que é o carro forte da região. 

Realmente o momento agora é de avaliação e observar quais serão as reações econômicas do novo governo. E se você está buscando um imóvel no grande ABC, conte com a Guaíra!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

17  +    =  22