Smart Home: tudo o que você precisa saber para deixar a sua casa inteligente

18 jul 2023 /

Smart Home: tudo o que você precisa saber para deixar a sua casa inteligente

Já pensou em transformar o seu imóvel em uma smart home? Com os avanços da tecnologia essa é uma opção que você precisa considerar se quiser deixar sua vida mais confortável.

Entenda o que é esse conceito e as principais opções para implementar na sua casa ou apartamento.

Como funciona uma Smart Home?

Casa inteligente. Essa é a tradução literal do termo em inglês smart home. Um conceito muito apropriado para o que ele se propõe. E se você ainda não conhece, nós temos uma explicação. 

Confira a seguir!

Uma smart home é uma casa projetada por especialistas ou transformada pelos próprios moradores, contendo equipamentos tecnológicos conectados à internet que automatizam as tarefas do dia a dia. 

Esses aparelhos podem ser controlados por computadores, smartphones e tablets, por exemplo, apenas com uma conexão à internet. Ou seja, o que permite que você tenha domínio dessas tecnologias de qualquer ponto da sua casa, ou até mesmo fora dela.

Inclusive, hoje em dia é possível dizer que no mercado existem diversos aparelhos tecnológicos usados para deixar a rotina muito otimizada para quem a utiliza. Não é à toa que há estimativas de que o mercado de automação residencial cresça 12,3% ao ano até 2028.

Mas, por que você deve transformar a sua residência em uma smart home? Confira alguns benefícios de uma casa inteligente!

Vantagens de uma casa inteligente

Já imaginou acordar de manhãzinha e seu café já estar sendo preparado? Ou você não ter que se preocupar se deixou ou não uma lâmpada ligada? Ah, e até mesmo o chão da sua casa ou apartamento estarem limpinhos sem se esforçar fisicamente? Tudo isso são atividades que podem ser automatizadas em uma smart home, levando mais conforto, praticidade, otimização de tempo e economia de recursos à sua vida.

Ademais, as tecnologias que tornam uma casa inteligente valorizam ainda mais o imóvel no mercado imobiliário, pois é visto como um diferencial de luxo e conforto, principalmente no setor de alto padrão.

Gostou do que uma smart home pode te oferecer? Bom, então confira alguns produtos principais em que é possível utilizar equipamentos que deixam sua casa mais on.

7 Itens para transformar sua casa em uma Smart Home

Devido à variedade de produtos no mercado, há uma série de áreas que podem usar produtos tecnológicos para facilitar a vida das pessoas, desde a iluminação até a segurança da sua residência. Contudo, mostraremos quais são as opções mais buscadas por quem pretende deixar a casa inteligente.

1. Fechadura eletrônica

As fechaduras digitais são opções seguras e fáceis para trancar as portas da sua casa. Com essa opção, você precisa apenas digitar uma senha única e pessoal para abrir as portas e elas se trancam automaticamente assim que fechadas.

No mercado, há três modelos principais:

  • Fechadura com biometria;
  • Fechadura com reconhecimento facial;
  • Fechadura com senha numérica.

A maioria desses produtos é à pilha, para funcionar mesmo em casos de queda de energia. Mas não se preocupe, elas costumam ser bem duráveis, entre 1 a 3 anos aproximadamente, e emitem um aviso quando está acabando a bateria.

Quem já perdeu as chaves milhares de vezes vai gostar desse item!

2. Assistentes Virtuais

“Ok Google, ligue as luzes da sala”. 

“Alexa, mudar de música”. 

“Siri, qual é a previsão do tempo hoje?”

Google Assistente, Alexa Amazon e Siri da Apple. Essas três são as assistentes mais famosas e usadas em automação de tarefas. Mas você sabe exatamente quais são as principais funções dessas tecnologias?

As assistentes virtuais são programas de inteligência artificial projetados para realizarem tarefas, entender comandos de voz, fornecer respostas ou executar ações de acordo com as solicitações. Em uma smart home, podem controlar diversos dispositivos conectados à rede.

Essas assistentes virtuais estão integradas a dispositivos como alto-falantes inteligentes, smartphones, tablets e até mesmo TVs. 

3. Smart lights

Lembra quando mencionamos acima que você não precisaria se preocupar se deixou ou não a lâmpada ligada? Isso porque com as smart lights, ou lâmpadas inteligentes, é possível ligar ou desligar a iluminação com poucos cliques, à distância, ou até mesmo agendar. 

E mais do que isso, também é possível controlar a intensidade da luz, mudar a cor da lâmpada, além de gerar economia de energia.

4. Ar-condicionado automatizado

Assim como a iluminação, também é possível a automação de ares-condicionados em uma residência. São sistemas inteligentes que permitem que você controle a temperatura, escolha a intensidade do clima, desligue o equipamento ou configure de acordo com suas necessidades. 

Tudo via um módulo central de controle na casa ou por um smartphone.

5. Monitoramento e Segurança via Wi-Fi

Quer sentir mais proteção no ambiente em que vive? As smarts homes vão te ajudar até mesmo nisso. Afinal, existem produtos de monitoramento e segurança que permitem um controle em tempo real da sua residência. 

Algumas opções recomendadas são:

  • Câmeras de monitoramento que podem ser controladas à distância via Wi-FI;
  • Sensor de presença que detecta a movimentação; 
  • Olho mágico digital;
  • Alarmes eletrônicos que podem ser armados e desarmados via smartphone.

E não só isso! Se você tem um pet em casa, mas trabalha fora, é possível usar essas tecnologias para observar ele de vez em quando.

6. Cafeteira programável 

Imagina acordar já sentindo o aroma do café? Com essa opção você terá um café fresquinho sem ter que acordar mais cedo para prepará-lo. 

Afinal, com uma cafeteira programável você consegue agendar o preparo da bebida com até 24h de antecedência, além de configurar previamente a quantidade e até mesmo escolher o estilo da sua bebida.

7. Robô Aspirador

Para quem tem uma vida corrida, até para limpar a casa pode ser complicado. Mas desde que surgiram os robôs aspiradores, até isso fica mais fácil, sabia? Eles são aparelhos portáteis programados para limpar a poeira dos pisos de forma automática.

Aliás, existem opções no mercado em que é possível agendar a limpeza, ajustar a potência, controlar a autonomia e escolher os modos de limpeza. E podem ser compatíveis também com as assistentes virtuais

Viu só? Tudo isso pode transformar o seu imóvel em uma smart home e deixar sua vida mais otimizada e prática. 

E falando em mudança… confira nosso conteúdo sobre decoração sensorial, que pode mudar os cômodos da sua casa, estimulando os sentidos.

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

  +  29  =  38