Usando o Youtube para vender casas e apartamentos

17 maio 2018 /

Usando o Youtube para vender casas e apartamentos

Você já utiliza ou pensou em utilizar vídeos para alugar ou vender imóveis? Parece uma ideia muito fora do normal para o mercado? Mas é só impressão. Usar o Youtube como ferramenta para vender casas e apartamentos é hoje é uma das grandes opções para imobiliárias, corretores independentes e até mesmo para pessoas interessadas em vender ou alugar seu imóvel sozinhas.

Essa nova realidade se deve principalmente à força que o Youtube e a mídia de vídeo ganhou nos últimos anos. Segundo pesquisas recentes, o YouTube é o segundo maior buscador do mundo e fica atrás apenas do Google. São mais de 3 bilhões de buscas por mês na plataforma.

O primeiro ponto do parágrafo anterior merece um pouco mais de atenção. Há mais ou menos 2 décadas, vídeos já eram um tipo de mídia bastante atrativa, mas consideravelmente cara, já que ter uma câmera que filmasse vídeos era algo para pessoas com um pouco mais de dinheiro e conhecimento técnico.

No começo do século XXI, no entanto, o mercado de tecnologia trouxe inovações gigantescas no que se refere às plataformas de vídeo. A Internet aumentou sua velocidade de conexão, o que permitiu que os usuários compartilhassem mais conteúdo pela web (não mais somente arquivos pequenos e de texto).

A outra grande transformação digital que trouxe mais atenção para os vídeos foi a invenção dos smartphones. Hoje, isso não parece tão importante assim, visto que eles estão completamente presentes em nossas vidas. No entanto, em 2007, quando o primeiro iPhone foi anunciado ao público, a possibilidade de filmar vídeos em boa qualidade a qualquer momento e com um aparelho que cabe no bolso revolucionou totalmente a gravação de vídeos no mundo todo.

Esse olhar para o que aconteceu nos últimos anos no mercado de vídeos é essencial para entendermos como empresas, corretores e imobiliárias utilizam plataformas de vídeos como o Youtube para alugar e vender imóveis. Agora vamos entender como usar essa plataforma para isso.

Como fechar mais vendas de imóveis com o Youtube

Os vídeos representam uma ótima forma de divulgação dos imóveis na web. Isso porque muitos dos clientes que alugam e compram imóveis hoje em dia começam suas pesquisas – sejam de preço ou de oportunidades – na internet.

Nesse sentido, construir uma estratégia de conteúdo de vídeo de alta qualidade com todas as informações pertinentes para os clientes e interessados nos imóveis é importantíssimo. E para conseguir isso é preciso seguir algumas dicas:

>> Crie o canal no Youtube.  e utilize esse canal como espaço para divulgar todos os vídeos produzidos pela sua empresa ou por você.

>> Vídeos em HD. Não se esqueça que qualidade alta dos vídeos é um diferencial na hora de vender ou alugar imóveis. Sem isso, sua empresa ou seus imóveis vai parecer amadora.

>> Pense no conteúdo antes de gravar. Antes de começar a gravar e editar o vídeo, pense no objetivo do vídeo. O ideal é construir um calendário editorial com o que você quer apresentar de conteúdo no canal do Youtube para sua audiência.

>> Procure fazer vídeos curtos. Fazer um vídeo muito longo não é uma estratégia muito interessante. Independentemente do fato de você ter muito conteúdo para apresentar sobre o assunto, o ideal é dividi-lo em vários conteúdos de vídeo menores, para que o usuário consiga assistir tudo sem se incomodar com vídeos muito longos. Os usuários não possuem muito tempo para vídeos longos, por isso, é importante que seus conteúdos sejam concisos e bastante objetivos. O ideal são vídeos de até 5 minutos, o que não significa que alguns deles não possam ter mais que isso. É importante ter bom senso.

>> Formatos dos vídeos. Pense em vídeos em formatos interessantes para o consumo do seu potencial cliente: guias, tutoriais e dicas práticas são algumas das opções que você pode oferecer. Além disso, você pode criar um formato padrão de vídeos de lançamentos de empreendimentos e outro com as novas opções de imóveis.

>> Hospedar no Youtube ou em outra plataforma. Apesar de existirem outras plataformas de vídeo com o Vimeo, hospedar seus vídeos no Youtube ainda é a melhor opção no que se refere ao alcance que eles podem ter, já que a plataforma é bem rankeada nas buscas orgânicas do Google. Além disso, as funções de interação social como compartilhamento e outros recursos como favoritar o vídeo e comentários são facilitados no Youtube.

>> Títulos dos vídeos bem pensados. Siga as regras de SEO de blogs, por exemplo, para montar os títulos dos seus vídeos. Precisam conter as principais palavras-chave relacionadas ao tema e contar com 55 a 65 caracteres no máximo, já que os resultados das pesquisas no Google e no próprio Youtube só mostram algo entre esses números de caracteres no título.

>> Faça bom uso das Tags. As tags são como as palavras-chave dos blogs. Esse recurso serve para melhorar a otimização dos seus vídeos. É importante não exagerar no número de tags e usar termos que realmente estejam relacionados ao conteúdo dos seus vídeos. Evite palavras muito técnicas e complexas para o seu público.

>> Não se esqueça da divulgação. Divulgar os vídeos é essencial para que gere um engajamento do público que você busca atingir. Vídeos de dicas, por exemplo, são mais efetivos para chamar a atenção do público e ajudar na divulgação do canal. No entanto, existem algumas formas de divulgar seu conteúdo de vídeo:

– Coloque os vídeos no seu site

– Coloque os vídeos em portais sobre o assunto

– Publique os vídeos nas redes sociais, com textos atrativos

– Trabalhe com Facebook Ads e Youtube Ads para divulgar seus vídeos

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