
Você já viu o novo aplicativo de Inteligência Artificial que lançaram hoje? Poxa, mas nem deu tempo de conferir o novo app que lançaram ontem…
Sim, o mundo está cada vez mais digital e parece que todo dia surge uma nova ferramenta com Inteligência Artificial prometendo facilitar nossa rotina.
Se, por um lado, os robôs estão ganhando protagonismo, por outro lado, as pessoas estão buscando justamente o oposto: mais conexão com outras pessoas.
Um ótimo exemplo é quando você liga para uma empresa para resolver um problema. Se for algo básico, a IA até pode te ajudar, mas, se a questão for mais complexa, tudo o que você quer é falar com alguém de verdade, que te entenda, escute e resolva com empatia.
Talvez… um atendimento humanizado!
No mercado imobiliário também é assim! O uso da Inteligência Artificial foi incorporado ao dia a dia de corretores e imobiliárias para oferecer soluções mais personalizadas aos clientes, mas o atendimento humanizado é cada vez mais essencial para construir uma relação de confiança com o cliente, colocando-o no centro da experiência de compra, venda ou locação de um imóvel.
Se você está começando na carreira de corretor de imóveis ou precisa de novas dicas para construir um atendimento humanizado com seus clientes, continue a leitura para saber como impulsionar sua carreira.
O que é atendimento humanizado?
Todo cliente – seja no mercado imobiliário ou não – precisa de uma solução. E ele busca alguém que o ajude nesse processo, de preferência, de um jeito personalizado e empático.
Afinal, cada cliente é único. Por vezes, o problema e a solução podem até ser parecidos, mas, cada pessoa precisa ser atendida de uma forma diferente.
O atendimento humanizado, então, vai de encontro a essa personalização, buscando oferecer acolhimento, gentileza, empatia, foco na resolução, respeito as necessidade e condições.
Sendo assim, o atendimento humanizado foge da negociação puramente comercial e lucrativa. Pelo contrário, coloca o cliente no centro de uma experiência de atendimento, para que, ao final, ele esteja satisfeito e feliz com a solução encontrada.
Pensando exclusivamente no mercado imobiliário, essa satisfação e felicidade é ainda mais importante – afinal, a compra ou locação de um imóvel é uma das decisões mais importantes da vida de uma pessoa, o que envolve sonhos, expectativas e recursos financeiros.
Sendo assim, quando o cliente se sente acolhido e passa a confiar no corretor de imóveis, cria-se uma relação mais transparente – o que facilita o fechamento do negócio.
Como corretor, o que você pode fazer para oferecer um atendimento humanizado aos seus clientes?
SAIBA MAIS -> Pesquisa mostra que 87% valorizam boa experiência do cliente
4 dicas para transformar sua carreira com o atendimento humanizado
ESCUTA ATIVA
Você conversou com o seu cliente, mas será que você realmente o escutou? Entendeu todas as suas necessidades mesmo sem ter anotado uma palavra?
Todo corretor de imóveis precisa desenvolver a escuta ativa para mostrar ao cliente que você está ali presente em todos os momentos. Três dicas importantes:
- Não se distraia e redobre seu esforço em acompanhar o seu cliente
- Crie uma atmosfera de empatia
- Evite mal entendidos
EMPATIA
Empatia é se colocar no lugar de outra pessoa para entender melhor o que ela está sentindo e quais são as suas necessidades.
Sendo assim, entendemos que não é possível exercer um atendimento humanizado sem empatia.
A empatia ajuda o corretor a não esquecer que a negociação imobiliária está muito relacionada a fatores emocionais.
Quando você – corretor – realiza uma escuta ativa e entende melhor seu cliente, você também compreende suas frustrações e expectativas para a negociação. Assim, vai se empenhar ainda mais em buscar o imóvel ideal e, muito mais do que isso, procurar a solução que ele precisa.
PERSONALIZAÇÃO E INSERIR O CLIENTE NO CENTRO DA EXPERIÊNCIA
Cada cliente é único. Portanto, cada atendimento também é único.
Além disso, cada cliente quer se sentir especial – como se você não tivesse outros clientes, sabe?
Isso significa que é preciso criar estratégias para colocá-lo no centro da sua atenção, envolvendo-o em uma experiência do início ao fim da negociação.
O que faz parte da experiência do cliente?
- Respostas assertivas
- Agilidade para responder
- Validar as emoções do cliente
- Manter o cliente informado durante todo o processo
- Evitar pressionar ou insistir quando perceber resistência
- Lembrar de detalhes pessoais e mencioná-los nas conversas
- Sugestões de imóveis que combinem com o cliente (no caso de venda e locação)
COMUNICAÇÃO CLARA E TRANSPARENTE
Então, na hora de resolver um problema, você prefere ser atendido por um ser humano ou uma máquina? Bem, se for uma questão muito complexa, o ser humano sempre será a melhor opção.
Concordamos que uma negociação imobiliária é algo complexo, certo? Ok!
Exatamente por isso, a comunicação precisa ser muito clara e transparente para que todas as pessoas envolvidas no processo estejam sempre por dentro de todos os detalhes.
No geral, ruídos de comunicação são muito comuns em qualquer tipo de relacionamento. Mas, isso não pode acontecer na relação entre corretor de imóveis e cliente.
O atendimento humanizado tem como premissa a conversa, a troca entre as pessoas, a confiança. Tudo começa na conversa!
SAIBA MAIS -> Conheça estratégias de inteligência emocional para corretores de imóveis
Afinal, Inteligência Artificial e seres humanos podem trabalhar juntos?
Claro! Exatamente por isso, a Guaíra oferece mais do que um atendimento humanizado.
A Guaíra é digitalmente humanizada e usa a tecnologia para agilizar processos, oferecer respostas mais rápidas e facilitar o dia a dia, sem abrir mão do que realmente importa — o contato humano, o olhar atento e o cuidado com cada cliente.
Nenhum comentário