Tecnologias digitais: dicas para captar clientes do mercado imobiliário

10 abr 2023 /

Tecnologias digitais: dicas para captar clientes do mercado imobiliário

Você é o tipo de corretor de imóveis acostumado à maneira tradicional de vender? Pois está na hora de entender – finalmente – que os tempos mudaram e a forma de captar clientes no mercado imobiliário exige novas maneiras de negociar.

Se antes o cliente imobiliário seguia um padrão de comportamento, hoje o é outro, rastreável através das tecnologias digitais. 

De acordo com uma análise da agência de Marketing Digital Black Beans, 40% das vendas de apartamentos, casas, terrenos e frações imobiliárias são realizadas pela internet.

Ou seja, atualmente, o lugar de captar clientes é na internet e, se você ainda não tem uma vida online, está na hora de se conectar!

Continue a leitura para conferir dicas para que você, corretor(a), possa captar clientes qualificados e tenha sucesso em sua jornada de fechamento do negócio através da internet.

VIDA DIGITAL

A internet é uma vitrine mundial. Todo mundo tem um perfil nas redes sociais e todo mundo faz negócios por ali. 

Ao publicar um post com uma simples foto dentro de um imóvel, você pode alcançar um cliente inesperado e formar uma rede de seguidores que se interessam pelo seu trabalho no mercado imobiliário.

Mas, o que mostrar no imóvel? 

A quantidade de cômodos, as áreas de lazer do condomínio, o tamanho do imóvel e toda sua infraestrutura.

CALENDÁRIO DE POSTAGENS

Ter perfis nas redes sociais e não utilizá-los para captar clientes é perder uma oportunidade de ouro.

Nossa sugestão é que você faça um calendário de postagens, com tópicos de conteúdos. E, se você está se perguntando que tipo de conteúdo produzir, olha só:

  • Checklists;
  • Dicas de decoração;
  • Dicas de tendências;
  • Datas comemorativas;
  • Vídeos/Fotos de imóveis;
  • Depoimentos de clientes;
  • Esclarecer dúvidas frequentes sobre o mercado imobiliário.

CONHEÇA SEU PÚBLICO

Fazer conteúdo para inúmeras pessoas, de diferentes personalidades, é perder tempo. Então, invista seu tempo e trabalho fazendo conteúdo para um público específico.

Como entender isso? Faça uma análise de quem te segue:

  • Maioria homens ou mulheres?
  • Qual a média de idade?
  • Maioria solteiros ou casados?
  • Maioria com filhos ou sem filhos?

Definir o seu público-alvo torna o processo de captar clientes mais fácil, garantindo mais engajamento, mais comentários e mais mensagens no WhatsApp de pessoas interessadas em um imóvel que você mostrou.

USE O WHATSAPP

Muito mais do que um aplicativo de mensagens, o WhatsApp também é um app de vendas. Sim, algumas lojas incluem até um catálogo de produtos em seus perfis do WhatsApp.

Por ser uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, com mais de 160 milhões de usuários, é o primeiro contato que muitos corretores de imóveis têm com seus clientes.

Crie seu perfil comercial e esteja sempre ligado nas notificações para captar clientes sempre que for contatado.

USE APPS PARA OTIMIZAR SEU TEMPO

Talvez você pense que estar presente nas redes sociais não vale a pena e demanda muito tempo.

Mas, e se a gente disser que é possível otimizar tempo também com a tecnologia? Sim, utilize aplicativos para te ajudar a organizar sua rotina e sua lista de tarefas (profissionais e pessoais).

Confira alguns apps essenciais na vida de um corretor de imóveis:

  • Evernote – gerenciador de notas e tarefas, que salva textos, imagens, documentos, PDFs e áudios.
  • Trello – organizador de tarefas, com a possibilidade de mudá-las conforme a etapa do trabalho.
  • FloorPlanner – espécie de trena virtual, onde é possível caminhar pelo imóvel e mostrar a planta dos cômodos aos clientes.
  • ColorSmart – Simula combinações de cores para as paredes dos imóveis.
  • Waze – GPS com recursos avançados e ideal para otimizar seu tempo, fugindo do trânsito entre uma visita e outra.
  • CamScanner – Escaneia arquivos em resolução legível e formato compatível com diversos dispositivos.
  • Canva – Editor gráfico para criação de artes para as redes sociais.

SAIBA MAIS -> Gestão de tempo para corretores: aprenda a organizar a sua rotina 

Apesar da internet ser o principal meio de captar clientes, atualmente, os métodos tradicionais de vendas continuam sendo essenciais para o seu relacionamento com o cliente e sucesso da venda.

Confira a seguir:

INDICAÇÃO DE CLIENTES

Este é o bom e velho “boca a boca”.

Mas, para que o seu atual cliente fale de você para um amigo ou conhecido, você precisa manter um bom relacionamento com ele (a), sendo um profissional discreto e acessível, que passe confiança, antenado nas últimas tendências, que ofereça soluções personalizadas. 

CONHECIMENTO DA REGIÃO

É de extrema importância que você conheça a região em que os imóveis estão localizados, para oferecer todas as informações que o cliente necessita.

Seja sobre segurança, infraestrutura ou serviços próximos, você precisa fornecer esses dados ao seu cliente para que ele tenha confiança no negócio que está fechando.

TENDÊNCIAS DE MERCADO

Para captar clientes, você precisa antecipar-se à concorrência, estando atento às tendências do mercado imobiliário para despertar interesse nos seus clientes.

Como fazer isso? Acompanhe as notícias, confira os últimos empreendimentos lançados.

ATENDIMENTO PERSONALIZADO

Todo cliente é único, independentemente do tipo e valor de imóvel que compre. Por isso, cada cliente merece um atendimento personalizado, afinal, é o seu lar que está comprando ou vendendo.

Sendo assim, é necessário entender o perfil do seu cliente, seus projetos para o imóvel, seu estilo de vida.

Por fim, captar clientes, seja no meio digital ou de forma tradicional, requer dedicação e muito trabalho!

Se você quer saber mais sobre o ramo imobiliário e começar a investir em imóveis, fique de olho no blog da Guaíra!

Para compra, venda, locação e demais serviços imobiliários: GUAÍRA IMÓVEIS!

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