É o momento certo para comprar uma casa própria?

19 jan 2024 /

É o momento certo para comprar uma casa própria?

O sonho da casa própria está com tudo na mente dos brasileiros! 

Não que um dia ele já tenha se esvaído por completo, mas nos últimos anos, algumas oscilações do mercado imobiliário e da economia deixaram muitos sonhadores com o pé atrás.

Mas, conforme as tendências de mercado imobiliário para 2024, já podemos ver otimismo e a intenção de compra de imóveis crescendo para os próximos anos, segundo a Brain Inteligência Estratégica, sendo o melhor resultado desde maio de 2021, para se ter uma ideia. 

Contudo, é normal ainda ter um receio na hora de decidir comprar uma casa própria, afinal, é uma grande decisão onde se deve colocar muitas coisas na balança.

Por outro lado, você pode estar perdendo a oportunidade perfeita para conquistar o seu tão sonhado lar doce lar.

Mas se você ainda não sabe dizer se esse é o melhor momento e precisa entender quais são os melhores indícios, nós te mostraremos a seguir os sinais de que está na hora de finalmente comprar a sua casa própria.

5 sinais que está na hora de comprar sua casa própria

1 – Estabilidade profissional e novo momento pessoal

Muita gente deseja comprar uma casa própria, pois está vivendo um novo momento na sua vida pessoal ou profissional. 

Por exemplo, conseguiu uma promoção no cargo que deixa sua situação financeira mais confortável e quer uma casa mais espaçosa e perto do trabalho para facilitar o dia a dia. A família está aumentando e já não faz mais sentido morar no endereço atual, precisando de um tipo de imóvel diferente. 

E até mesmo novos casais que querem construir uma vida juntos em um cantinho só deles e já querem uma casa própria para ser o primeiro patrimônio dos dois.

Algum desses é o seu caso?

Então, comprar uma casa própria pode ser a melhor opção, pois você escolherá a propriedade que mais se encaixará com esse novo momento e terá a certeza de ele é realmente seu. 

Ou seja, você pode deixá-lo como quiser, escolher a melhor localização e o tipo de imóvel ideal para ser a sua residência própria.

2 – Vontade de criar ou retomar a sua independência  

É verdade que alguns brasileiros ainda moram com seus familiares, pais, avós e irmãos, etc., até mesmo por uma questão cultural e financeira. 

Porém, muitos possuem o desejo de viver a vida de forma independente, tendo um cantinho só deles, sem a necessidade de ter que dividir os cômodos da casa com algum familiar. 

É normal!

Nesse sentido, comprar uma casa própria pode ser o primeiro e grande passo para conquistar essa independência e viver, finalmente, a sua vida do jeito que você quer, com as suas decisões, mesmo em coisas pequenas como escolher a decoração, por exemplo.

3 – Aproveitar o cenário econômico e financeiro positivo

E para viver tudo isso que mencionamos anteriormente, algumas pessoas acreditam que levam tempo ou só é possível se você tiver um bom dinheiro guardado.

Contudo, já mostramos aqui também que financiar um imóvel pode ser a oportunidade perfeita para você conquistar a sua casa própria e sua independência, sem ficar preso a um aluguel.

Ainda mais agora que há previsões de maior concessão de crédito imobiliário e maior investimento nos programas de financiamento.

Ademais, ainda está previsto para que haja queda nas taxas de juros que impactam o mercado imobiliário, como a Selic, que já têm expectativas positivas de encerrar o ano em até 9%.

4 – Ter um patrimônio para chamar de seu

Morar de aluguel tem os seus prós, sim, e ainda faz sentido para muitas pessoas que não estão preparadas para comprar uma casa própria. 

Contudo, é inegável que ao comprar uma casa própria você não só estará comprando uma propriedade totalmente sua, mas também construindo um patrimônio durável, de grande valor e que tende a se valorizar ao longo dos anos.

5 – Finalmente realizar o seu sonho

O sonho da casa própria vai muito além da aquisição de um bem, mas também é a perspectiva de maior segurança, melhora na qualidade de vida e a construção de um patrimônio, conforme vimos anteriormente.

E saiba que nesse sentido você não está só! 

Um levantamento feito pela Febraban, aponta que 31% dos brasileiros querem concretizar o desejo da casa própria ainda em 2024 e enxergam um cenário econômico mais otimista para que isso aconteça.

Não deixe os seus sonhos de lado e aproveite as oportunidades e cenários positivos que surgem para conquistar a sua casa própria.

Mas lembre-se também que a decisão de comprar uma casa própria é altamente pessoal e deve ser baseada em uma avaliação cuidadosa de sua situação financeira e estilo de vida. 

Além disso, consultar um profissional financeiro e um corretor imobiliário pode fornecer orientação valiosa ao tomar essa decisão.

Nesse sentido, saiba como escolher o corretor imobiliário ideal para te ajudar na hora de encontrar a sua casa própria.

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

9  +  1  =