2024: Quais são as tendências do mercado imobiliário?

12 jan 2024 /

2024: Quais são as tendências do mercado imobiliário?

Depois da chuva, vem a bonança. 

Esse antigo ditado reflete bem a trajetória do setor imobiliário, que em 2023 sofreu algumas oscilações que deixaram muitos profissionais do ramo com um pé atrás. Mas, ano novo, novas perspectivas, e as tendências do mercado imobiliário para 2024 já se mostram bastante promissoras e otimistas.

E se assim como muitos profissionais você já está tentando se preparar para mais um ano na área, nós traçamos as principais expectativas do mercado imobiliário que prometem um 2024 forte e impactante, de uma forma positiva.

Então, será que vai ser um bom momento para comprar imóveis? Como ficarão os financiamentos? Que tipo de imóvel vai se destacar?

Esses e outros insights você pode conferir a seguir neste conteúdo que traz as principais tendências do mercado imobiliário para 2024.

Maior facilidade na conquista do crédito imobiliário

Se 2023 foi um ano de incertezas e até de preocupação para o setor imobiliário, agora as previsões apontam que o cenário pode ser bem diferente. 

E isso se deve por alguns motivos muito importantes, como:

  • Queda da taxa de juros

A Selic, taxa que tem impacto direto no mercado imobiliário, acendeu o alerta em 2023 devido ao seu crescimento, que freou muitas negociações de imóveis. 

Contudo, como uma tendência do mercado imobiliário para 2024, a expectativa é de que o índice se mantenha em 10%. Alguns especialistas são ainda mais otimistas, acreditando que pode chegar a 9%.

  • Fortalecimento dos programas de financiamento

Não é de hoje que os financiamentos imobiliários se tornaram a primeira opção para aqueles que sonham com a casa própria. E, já que os juros estarão menores, a expectativa é de que haja maior concessão de crédito imobiliário para 2024, principalmente para a classe de renda baixa e média.

Além disso, é esperado que exista maior investimento nos programas habitacionais, como o “Minha Casa, Minha Vida”, para impulsionar os brasileiros na realização do sonho do imóvel novo.

Segundo o portal Terra Brasil, no ano de 2024, o Governo Federal tem a previsão de cumprir um aumento de 41% para o programa, que pode chegar ao valor de R$ 13,7 bilhões em investimentos

E esses investimentos não serão apenas para imóveis na planta, mas também para propriedades usadas. Afinal, de um total de 438,3 mil unidades financiadas ao longo de 2023, cerca de 27,3% eram de imóveis desse tipo.

  • Melhora do cenário econômico e crescimento do PIB

De acordo com o Banco Mundial, há expectativas de que o PIB brasileiro cresça em 1,5%. Com esse cenário positivo e o incentivo à renegociação de dívidas nos últimos meses, os brasileiros estarão mais seguros e confortáveis para tomarem grandes decisões que envolvem dinheiro, como a compra de uma casa, por exemplo.

Imóveis como alvo dos investidores 

Mas não só para moradia o cenário de positividade irá se restringir. Quando falamos sobre investimentos imobiliários, como a compra de imóveis para compor uma carteira de aplicações, há um olhar bastante esperançoso. 

Sabe por quê?

No final de 2023, o Brasil recebeu uma notícia positiva da elevação da nota de crédito do país para “BB” pela Standard & Poor’s (S&P), umas das três maiores agências de classificação de risco de crédito, geralmente sinalizando uma perspectiva mais positiva sobre a economia desse país, considerando nosso país como baixo risco de investimento.

Portanto, a melhoria da nota para “BB”, depois da queda para “BB-”, pode ter vários efeitos no mercado imobiliário, como:

  • Melhora na confiança dos investidores, tanto internacionais quanto locais, refletindo uma visão de menor risco para investimentos no Brasil.
  • Maior investimento estrangeiro: com uma nota de crédito melhorada, o Brasil pode atrair mais investimento estrangeiro direto.
  • Otimismo econômico que leva a uma maior demanda por imóveis, o que frequentemente resulta na valorização dos preços dos imóveis.

Mas além do cenário econômico, quais são as outras tendências do mercado imobiliário que movimentarão 2024? Continue a leitura e descubra.

Tecnologia como facilitadora nas negociações

Inteligência Artificial, automação, redes sociais e conectividade. Tudo isso esteve em alta e vai continuar por bastante tempo, até mesmo no mercado imobiliário, onde as tecnologias serviram e, muito, como facilitadora das negociações de imóveis.

Seja por meio de pronta resposta nos aplicativos de mensagens com o uso de chatbots, na facilidade para divulgar os imóveis por meio de vídeos e imagens nas redes sociais ou até mesmo na digitalização de contratos imobiliários.

Ou seja, não há mais como voltar atrás. A tecnologia precisa ser aliada dos profissionais dessa área, que inclusive vai garantir um atendimento personalizado, eficaz e uma experiência digitalmente humanizada.

Preferências por imóveis que priorizam o conforto e praticidade 

Sim, o fim da pandemia do Covid-19 já aconteceu há um tempinho, mas deixou enraizados comportamentos e preferências que não vão embora tão cedo, principalmente no que diz respeito à moradia.

Conforto, praticidade e mobilidade são fatores que as pessoas não abrem mão quando estão buscando por um imóvel. Nesse sentido, podemos dizer que entre as tendências do mercado imobiliário para 2024, deverá se manter a preferência por:

  • Cômodos amplos e com pelo menos 2 dormitórios e vaga de garagem;
  • Propriedades próximas a estabelecimentos comerciais, instituições de ensino e unidades de saúde; 
  • Bairros seguros e bem monitorados;
  • Imóveis que ofereçam maior mobilidade, perto de estações de metrô ou de trens e de avenidas principais;
  • Condomínios com lazer completo e opções de conveniência e serviço aos moradores;
  • Contato com áreas verdes, optando por casas com quintal e/ou próximas de parques.

Em suma, as tendências do mercado imobiliário em 2024 nos mostraram como é vital manter a inovação no centro das estratégias de negócios. A tecnologia, a sustentabilidade e as mudanças socioeconômicas não só moldarão o ano, mas estabelecerão padrões que definirão o futuro do setor.

Já que estamos falando em comportamentos do mercado imobiliário, que tal aproveitar e ler o nosso conteúdo sobre as preferências de moradia dos brasileiros na hora de comprar um imóvel? Visite nosso blog e fique por dentro do assunto.

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

2  +  2  =