Dicas de Feng Shui para aplicar na decoração da casa ou apartamento

26 jan 2024 /

Dicas de Feng Shui para aplicar na decoração da casa ou apartamento

O Feng Shui na decoração é uma prática milenar que visa harmonizar as energias dos ambientes para promover bem-estar, saúde, prosperidade e sucesso. 

Você já deve ter ouvido falar em Feng Shui, certo? A prática milenar chinesa pode ser uma interessante alternativa para uma decoração diferenciada e única de sua casa ou apartamento.

Além disso, para os que acreditam, o Feng Shui na decoração pode proporcionar ao ambiente um melhor fluxo de energia do espaço.

Por esse motivo, essa técnica chinesa busca contornar isso. Por exemplo, você chega em casa após um dia cansativo e, ao abrir a porta, sente ainda mais cansaço? Segundo o Feng Shui, isso pode ser resultado do fluxo de energia de um ambiente.

Dessa forma, a decoração é uma das principais ferramentas do Feng Shui, pois pode ser usada para criar ambientes mais equilibrados, calmos e harmoniosos. 

Que tal saber um pouco mais sobre e, quem sabe, colocar algumas ideias em prática na sua casa ou apartamento? Continue a leitura para saber mais.

O que é o Feng Shui?

O Feng Shui é uma técnica/arte milenar que propõe a harmonização do ambiente pelo fluxo de energia. A prática tem como base inúmeras filosofias orientais, como o Taoísmo, o Confucionismo e o I Ching.

Acredita-se, por meio dessas filosofias, que um ambiente possui carga energética específica, denominada como “Chi”. O Feng Shui busca, como objetivo principal, o equilíbrio do Chi em diferentes ambientes da casa ou apartamento.

A técnica existe há mais de 4 mil anos, e é preservada até os dias de hoje por mestres da arte, que têm como objetivo a observação dos efeitos positivos e negativos da organização de espaços, ambientes abertos, plantações e moradias.

Benefícios do Feng Shui na decoração:

  • Harmonizar o ambiente, proporcionando conforto;
  • Aconchego e pessoalidade com a adoção das técnicas;
  • Aplicação de uma filosofia milenar que busca externar energias boas emanando em um ambiente;
  • Organização do espaço para uma melhor vivência;
  • Aproximação entre residente e residência;

7 dicas de Feng Shui na decoração da sua casa 

Algumas técnicas podem facilmente ser aplicadas para quem deseja se beneficiar da arte do Feng Shui. Além de auxiliar no fluxo de energia do ambiente, também é uma ótima maneira de decorar o espaço.

1 – Use cores suaves e claras

As cores vivas e fortes podem ser estimulantes demais e fazer com que você fique mais ansioso, quando, na verdade, precisa de tranquilidade.  Enquanto isso, as cores suaves e naturais promovem a calma e o relaxamento. Por isso, apostar em tons pastéis, sóbrios e terrosos claros pode ser uma boa pedida.

A Suvinil tem uma cor de tinta perfeita para essa técnica de Feng Shui na decoração que se chama “Conforto”. 

Segundo a empresa de tintas, a cor traz o tom da pureza, de algo não poluído. “Um tom de azul ideal para trazer frescor para mentes aceleradas com todas as mudanças que estamos”.

Saiba mais sobre a Cor do Ano de 2024.

2  – Aromatizantes cítricos

O aroma cítrico agrega uma boa sensação às pessoas, promovendo uma boa energia, além de vigorar em um dia difícil. Portanto, é importante espalhar pela casa para deixar aquele “cheirinho de laranja” espalhado por tudo.

O Feng Shui por muitas vezes vai se aliar à decoração sensorial, que é outra técnica que estimula os seus sentidos para agregar mais conforto e acolhimento na sua casa.

3 – Luz e vento devem circular

Um ambiente claro e arejado é fundamental na decoração com Feng Shui. É a base, praticamente, de toda a técnica. Deixar que a luz e o ar natural invadam o ambiente e circulem livremente pelo espaço.

Janelas de vidros que permitem maior entrada de luz, cortinas claras, vitrôs e portas abertas são algumas formas simples que já melhoram esse aspecto na sua casa.

4 – Minimalismo impera

Ao usar o Feng Shui na decoração, você deve ter em mente deixar apenas o que é essencial para a sua rotina e que traga boas lembranças. Ou seja, um cenário poluído pode ter o efeito contrário.

Então, na decoração com o Feng Shui, nada de acumular objetos, principalmente os quebrados. Tudo que estiver minimamente quebrado deve ser descartado. Segundo a filosofia do Feng Shui, objetos quebrados emanam energias ruins.

5 – Escolha objetos e imagens com significado positivo

Os objetos e imagens que decoram os ambientes também podem influenciar a energia dos mesmos. É importante escolher itens e imagens que tenham um significado positivo para você.

Pode ser porta-retratos com fotos de seus familiares, amigos e pets. Um objeto importante que você ganhou, uma lembrança de uma viagem ou qualquer outro item que remeta a uma boa memória.

6 – Espelhos são fundamentais

Espelhos são excelentes opções para qualquer tipo de decoração. Emanam boas energias e proporcionam a sensação de um espaço mais amplo, nada fechado ou encurralado.

7 – Aposte em elementos naturais

Plantas, flores e água são elementos da natureza que podem trazer equilíbrio e harmonia aos ambientes. Plantas purificam o ar e melhoram a qualidade do sono. As flores trazem alegria e beleza e a água promove a fluidez e a renovação. 

Sendo assim, existem algumas plantas perfeitas para ficarem dentro de casa que ajudam na sua decoração com Feng Shui. Veja só:

  • Jiboia
  • Dinheiro em penca
  • Cacto
  • Espada de São Jorge 
  • Bonsai
  • Samambaia
  • Lírio da Paz
  • Orquídea 
  • Bambu da sorte 
  • Babosa

Além disso, materiais naturais, como madeira, pedra e palha, transmitem uma sensação de aconchego e estabilidade.

Fluxo de energia em casa e apartamento: é real?

Cada pessoa tem sua crença específica. Não é de todo mal pensar que, se algo faz bem, por que não tentar? Caso não sinta diferença, basta desfazer, e vida que segue.

Acima de tudo, das energias, do fluxo e dos benefícios, o Feng Shui também pode ser utilizado como uma forma de melhorar a sua decoração e agregar mais conforto no seu dia a dia. Assim como no minimalismo, a técnica milenar chinesa busca proporcionar o bem-estar com o pouco. 

Gostou do artigo? Veja também o nosso blog sobre: Como escolher o apartamento ideal para você?

Redação: 26 de março de 2020 | Atualização: 26 de janeiro 2024

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

58  +    =  61