Investir em energia solar fotovoltaica?

18 out 2021 /

Investir em energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é um dos assuntos mais comentados do momento e a matriz enregética que mais cresce no Brasil. Escassez hídrica, alta dos preços da energia em todo o mundo e o esgotamento das fontes de geração tradicionais devido aos impactos ambientais e os custos. Tudo isso converge para o investimento da geração própria de energia elétrica, através dos sistemas fotovoltaicos. E fica a pergunta: este é um bom investimento para se fazer em um imóvel?

Matriz energética

A energia elétrica vem ficando cada vez mais cara. Com 65% da matriz energética brasileira dependendo do regime de chuvas e das custosas (em todos os sentidos) hidrelétricas, não dá mais para construir novas usinas. Além disso, por muitos anos fomos levados a acreditar que a energia hidrelétrica era ecologicamente adequada, o que é uma grande falácia. Os alagamentos criam impactos ambientais terríveis, como a destruição de ecossistemas, inutilização de áreas férteis, emissão de gás metano pela decomposição da matéria orgânica alagada, entre outros. Além disso, os custos sociais são terríveis, com a destruição de localidades e deslocamento de populações.

A energia termelétrica, a segunda maior fonte do país, está ainda mais cara com o preço dos combustíveis. Os impactos ambientais são duplos: exploração de fontes não-renováveis e emissão de monóxido e dióxido de carbono, assim como outros gases poluentes.

A energia nuclear, se controlada, causa um impacto baixo. Porém, quem quer pagar para ver desastres como Chernobyl ou Fukushima? Outra alternativa inviável e de custos e impactos tenebrosos.

A energia eólica é uma alternativa ecologicamente interessante, mas seus custos de instalação são extremamente caros e dependem de investimentos muito altos, que impactariam demais em contas públicas.

Energia Solar Fotovoltaica

A energia fotovoltaica já foi cara. Hoje, ela é acessível a todas as faixas de renda e níveis de consumo. Um sistema fotovoltaico para atender uma casa pequena tem o custo de um automóvel popular da década de 90. Independentemente do tamanho do imóvel ou do negócio, se comparado ao que se paga de energia, até mesmo numa bandeira verde, é um investimento baixo.

A economia que a energia gerada pelos sistemas solares fotovoltaicos seja em orçamento familiar, seja empresarial, a transforma em um investimento muito além de qualquer renda fixa no mercado.

A geração própria não é acumulada. Ainda se acredita que os sistemas fotovoltaicos podem desligar o imóvel da rede elétrica. Isso é possível, mas ainda  é muito caro. Os sistemas são ligados à rede elétrica convencional e dimensionados para produzir além daquilo que consomem, de acordo com a localização, insolação e consumo. A energia excedente é enviada à rede. A operadora do sistema elétrico mede o saldo entre o que foi produzido e o que foi consumido pelo imóvel em horários em que não há a produção ou que a produção não atende ao consumo. Este saldo é que equilibra os valores. Os instaladores de energia fotovoltaica já têm larga experiência nestes cálculos e sabem dimensionar perfeitamente para que a economia seja a mais rentável possível.

Além disso, é sempre bom lembrar que o sistema, por ser ligado à rede, acaba  sendo desligado à hora que acaba a energia da rua. É possível instalar um sistema de no break para o mínimo seguir funcionando, mas isso tem um custo. O sistema pára por dois motivos: o primeiro, a segurança dos trabalhadores na rede elétrica. O segundo, é que sem isso os sistemas gerais e domésticos podem sair da mesma freqüência e acabar criando um desequilíbrio que pode causar uma tragédia, como curto ou incêndio.

Os sistemas de energia solar fotovoltaica podem proporcionar uma economia de até 95% no valor a conta. Existem linhas de financiamento que com juros baixo, e o retorno chega em poucos anos, com payback ou desencaixe. O payback é em média de quatro anos. Após este tempo, os sistemas têm garantia de até 30 anos de que vão ter desempenho superior a 80% da geração inicial.

Valorização do imóvel

Estudos internacionais apontam que a energia solar valoriza o imóvel. Porém, no Brasil estes valores são ainda maiores, devido à insolação que o Brasil possui Isso faz com que os imóveis com energia solar fotovoltaica instalada têm preços 10% maiores, em média. No caso de venda, o valor do sistema pode valorizar o imóvel. Já o comprador vai economizar em sua conta e ter o retorno do que pagou a mais. Todos ganham.

Até mesmo em um imóvel alugado um sistema de energia fotovoltaica pode ser vantajoso, tanto para o proprietário que instalar em para quem pretende alugar. Em um contrato de aluguel maior do que cinco anos, e um sistema que dê payback em quatro anos, pelo menos um ano de rentabilidade está garantido, sem contar o dinheiro que vai sobrar para o orçamento familiar ou no fluxo de caixa da empresa, que podem ser até maiores caso os contratos sejam mais longos.

Gostou do conteúdo? No blog da Guaíra você fica por dentro deste e de mais assuntos do mercado imobiliário.

Comentários

1 Comentário

Deixe o seu comentário!

19  +    =  23