Quer morar sozinho? Saiba como fazer isso da melhor forma!

22 fev 2024 /

Quer morar sozinho? Saiba como fazer isso da melhor forma!

Liberdade, tranquilidade, autonomia e mais conforto. Quem pretende morar sozinho sonha com tudo isso e muito mais. Não é à toa que esse é o desejo da maioria dos jovens brasileiros nascidos entre os anos 90 e 2010, aproximadamente 38% (DataZap+).

Mas, sair da casa dos familiares, ou até mesmo de amigos, pode ser um desafio e tanto se você não se preparar para esta grande etapa que é viver só no seu tão sonhado lar, doce lar.  

Para morar sozinho é preciso conhecer o “novo território”, ou seja, entender quais são as vantagens, sobre o que você será responsável e qual é o tipo de moradia mais adequada para esta nova fase da sua vida.

Pensando nisso, este conteúdo vai abordar tudo o que você precisa saber antes de morar sozinho, para não tomar nenhuma decisão precipitada e conseguir viver sua independência de forma tranquila.

Primeiro, vamos entender por que tanta gente sonha em morar sozinho! Vamos lá? 

Vantagens de morar sozinho

Quando se mora com outras pessoas, todas as decisões que envolvem dinheiro acabam tendo que considerar as preferências e comportamentos delas que, por muitas vezes, não condizem com o seu. 

Por exemplo: você pode ser uma pessoa que não consome muita energia elétrica, por não passar tanto tempo em casa, mas ainda necessita pagar um valor alto da conta de luz, que não foi você que consumiu. 

Complicado, não?

Portanto, ao morar sozinho você se liberta dessas questões e pode fazer suas próprias escolhas em relação ao dinheiro e pagar apenas com o que você consome. Lembrando, é claro, de sempre arcar com compromissos financeiros.

Quando compartilhamos a moradia com outros, nossos gostos pessoais se restringem, ao máximo, da porta do nosso quarto para dentro. Dessa forma, em muitos casos, acaba que você vive em um ambiente com uma decoração, móveis e outras coisas, que não têm nada a ver com a sua personalidade.

Ainda bem que, ao morar sozinho, você terá a autonomia de decidir tudo em relação ao seu lar. Casa ou apartamento, tipo de decoração, cor das paredes, objetos decorativos, móveis. Tudo isso fica por sua conta!

Existem momentos da nossa vida que precisamos de um tempo só para nós, sem a interferência de nada, nem ninguém. E se você vive com outras pessoas e trabalha Home Office, deve saber muito bem do que estamos falando aqui.  

Apostamos que já esteve no meio de uma reunião super importante e, do nada, alguém invadiu o seu quarto ou gritou pelo seu nome, certo?

Nada legal! É por isso que viver sozinho te dará a privacidade necessária, tendo todo o espaço para si mesmo, sem se preocupar com a presença ou os hábitos de outras pessoas, ou surpresas inoportunas.

Ao optar por viver em um imóvel só para você, ainda é possível criar sua própria rotina e estilo de vida, sem precisar negociar com outras pessoas. Dá para acordar em horários diferentes, limpar a casa quando for melhor e até mesmo receber amigos quando quiser.

Quando a decisão de sair da casa dos pais, amigos, familiares e morar só chega, é sinal de que agora começa uma nova etapa na sua vida. Isso mostra um crescimento pessoal seu, independentemente da sua idade, onde você já se enxerga como uma pessoa capaz de viver sozinha e criar seu próprio cantinho.

Além disso, morar sozinho pode te ajudar a desenvolver habilidades de vida importantes, como organização, responsabilidade e resolução de problemas.

E é sobre isso que abordaremos a seguir!

Como se preparar para morar sozinho pela primeira vez? 

O primeiro passo para pensar em viver só é organizar o seu dinheiro. Nesse sentido, já deve estar na sua mente: criar um cronograma financeiro, focar em reduzir as suas dívidas, evitar gastos desnecessários e até mesmo criar uma reserva.

Isso te ajudará a se preparar para os custos que envolvem a negociação de um imóvel, seja para comprar ou alugar.

LEIA TAMBÉM: É o momento certo para comprar uma casa própria?

Morar sozinho tem todas essas vantagens que foram mostradas no tópico anterior, mas possui também obrigações. Se você for morar de aluguel, por exemplo, terá que colocar na ponta do lápis todos os custos que essa moradia envolve, como:

  • Valor do aluguel
  • Água
  • Luz
  • Gás
  • Internet 
  • Condomínio
  • Alimentação 
  • Transporte 
  • Vestimenta 
  • Utensílios para casa
  • Assinaturas de streaming

Entre outras coisas, a depender do seu tipo de comportamento no dia a dia. 

Além disso, é imprescindível conhecer quais serão os seus direitos como Inquilino, sempre respeitando o contrato e a Lei do Inquilinato.

Se você pretende comprar, os custos se assemelham. Mudando que, em vez do aluguel, você vai pagar as parcelas do financiamento, uma das formas mais viáveis de aquisição de imóvel, e as documentações necessárias para a transferência.

Ao decidir que vai morar sozinha, já deve ter em mente que as obrigações domésticas serão todas por sua conta. Dessa forma, se você ainda não souber, é bom ir aprendendo algumas tarefas básicas do dia a dia para não passar nenhum sufoco.

Lavar, cozinhar, varrer, esfregar, passar, estender e guardar são tarefas fáceis que farão parte da sua rotina e que você deve aprender. Se ainda não souber 100%, peça ajuda de amigos, familiares ou busque tutoriais na internet que são bem úteis e fáceis de entender..

Mas se você não tiver tempo para isso, pode contar com serviços externos – lavanderias, diaristas, restaurantes – que te ajudarão a desafogar essas demandas.

Sabendo da sua realidade financeira, do seu tipo de comportamento, do seu trabalho e da sua nova configuração familiar (você com você mesmo), é hora de escolher o futuro imóvel. 

E no mercado imobiliário, a preferência de quem pretende viver sozinho sempre recai sobre os apartamentos

Afinal, esse tipo de moradia oferece vantagens importantes para quem vai morar só pela primeira vez, como: segurança reforçada, opções de lazer e conveniência dentro do condomínio, mobilidade, valor mais acessível e muito mais. 

Com todas essas informações que apresentamos aqui, você já consegue dar os primeiros passos para morar sozinho e colocar o sonho da sua independência em ação.


E, se você está pensando em alugar, é bom já entender alguns processos que oferecem maior segurança para a sua locação. Portanto, leia também o nosso conteúdo: as garantias locatícias previstas no aluguel!

Comentários

1 Comentário

  • Sandra Bellucco disse:

    Boas dicas pra quem quer morar sozinho. Eu moro e gostaria de alugar o meu imóvel e depois alugar outro com valores compatíveis. Eu prefiro apto. Somente com elevador e sem lazer, perto de parque. Preferência em Rudge Ramos. Podem me ajudar? Obrigada

Deixe o seu comentário!

  +  82  =  84