Cuidado com o planeta: transforme seu lar em uma casa sustentável

21 fev 2024 /

Cuidado com o planeta: transforme seu lar em uma casa sustentável

Uma casa sustentável é um conceito que preza pelo conforto e, primordialmente, o cuidado com o meio ambiente, utilizando práticas simples, acessíveis e ecológicas.

Com as mudanças perceptíveis em nosso planeta em relação ao clima, está mais do que na hora de colocar em prática ações que prezam pela melhoria do meio ambiente, principalmente em nossa moradia. 

Nesse sentido, uma casa sustentável já não é uma questão de luxo, mas sim prioridade para um futuro mais limpo e confortável aos seus moradores.

Afinal, um lar sustentável se preocupa em aplicar técnicas ecológicas para reduzir o impacto no meio ambiente, com equipamentos, materiais e ações que contribuem para isso.

Inclusive, especialistas que traçaram as tendências para 2034 no mercado imobiliário (sim, daqui a 10 anos!), apontaram que, no futuro, todos os edifícios deverão ser ecologicamente sustentáveis. E o foco aqui está na palavra “deverão”. Ou seja, não será uma questão de preferência, mas de obrigatoriedade, prezando por um mundo mais verde.

Pensando nisso e querendo reforçar ainda mais nosso compromisso com o futuro, mostraremos neste conteúdo as vantagens de uma casa sustentável e 5 práticas que podem ser aplicadas!

Mas antes, que tal já conhecer as vantagens de uma casa mais verde?

Vantagens de uma casa sustentável 

É claro, o compromisso com o meio ambiente é o maior objetivo de uma casa sustentável. Mas, além disso, esse tipo de moradia ecológica também contribui com outras vantagens para os moradores de uma residência, como:

  • Otimização de recursos que diminui os valores das contas de água e luz: com práticas sustentáveis de reuso e reaproveitamento de recursos naturais, o consumo de energia e água caem  significativamente, o que gera um gasto menor.
  • Maior conforto térmico: as ações sustentáveis conseguem proporcionar um clima mais ameno e agradável aos moradores, graças às soluções de isolamento térmico.
  • Valorização da propriedade aos olhos do mercado: um imóvel ecológico, por todas as suas práticas, tende a ter maior destaque no mercado na hora da avaliação, pois é visto como um diferencial único e que está atento ao futuro.
  • Mais tecnologia e inovação: casas sustentáveis utilizam-se de equipamentos e materiais inovadores que, além de ajudarem o planeta, tornam as residências mais smarts!

Se você quer ter tudo isso na sua casa sustentável, confira 5 ações simples que você pode aplicar!

5 práticas de uma casa sustentável 

1 – Energia Solar

Quando falamos de uma casa sustentável, talvez essa seja a primeira prática que nos vem à mente! Isso porque sua eficácia já se mostrou bastante vantajosa e ganha cada vez mais espaços. 

Os painéis fotovoltaicos são uma solução que transforma a energia do sol em energia elétrica, sendo uma forma não poluente e que utiliza de um fonte inesgotável para contribuir com o meio ambiente.

Fora isso, com o uso do sol para gerar energia, a conta de luz de uma casa sustentável pode cair em até 95%.

E, com o passar dos anos, as placas solares estão ficando cada vez mais acessíveis financeiramente, valendo o investimento e trazendo um bom retorno para você e para o planeta.

2 – Ação de Coleta Seletiva e reciclagem

A Coleta Seletiva e a Reciclagem são pilares fundamentais para uma casa sustentável, pois contribuem para a preservação do meio ambiente, a economia de recursos naturais e a geração de renda.

Com a Reciclagem, é possível transformar materiais descartados em novos produtos, diminuindo a quantidade de lixo que vai para os aterros, que causam diversos problemas ambientais, como a contaminação do solo e a emissão de gases de efeito estufa.

Veja aqui: Inspirações de Reciclagem em casa!

Já com a Coleta Seletiva, cada tipo de lixo vai para a sua destinação correta, respeitando o tempo de decomposição de cada um. Por isso, em uma casa sustentável, e até mesmo em condomínios, é importante ter lixeiras que sejam diferenciadas por cor:

🔴 Vermelho: plásticos

🔵 Azul: papel

🟤 Marrom: orgânicos

🟢 Verde: vidros

🟡Amarelo: metal

São coisas simples, mas que fazem a diferença!

3 – Sistema de reúso de água

O Planeta Terra está coberto por mais de 70% de água, mas menos de 1% é própria para consumo humano. E, mesmo com esse número, sabemos que o desperdício de água é muito comum e no Brasil cresceu 3,6% em 6 anos, aproximadamente (Instituto Trata Brasil). Dessa forma, se não agirmos o quanto antes, essa porcentagem pode crescer mais e mais. 

É por isso que reutilizar a água em nosso dia a dia é a melhor maneira de contribuir com o meio ambiente.

Portanto, em uma casa sustentável, é imprescindível ter sistemas de captação e reúso de água, que, em vez de ir para o esgoto, é tratada e destinada para outras atividades, como irrigação de jardins, limpeza de quintais e calçadas, descargas e muito mais. Também é possível captar a água da chuva para os mesmos objetivos. 

Lembrando que, esse tipo de água não deve ser para consumo humano, mas apenas para atividades como as mencionadas acima!

4 – Jardins 

Quem não ama um jardim em casa? E em um lar sustentável eles não podem faltar! As plantas contribuem muito para o meio ambiente, pois são capazes de melhorar a qualidade do ar e promover maior bem-estar para os moradores.

Algumas plantinhas que purificam o ar, por exemplo, são: 

  • Jiboia
  • Lírio da Paz
  • Espada de São Jorge 
  • Crisântemo

E não é porque você mora em um apartamento que precisa abrir mão dessa prática, não! 

Hoje em dia, já é comum a criação de jardins verticais para proporcionar maior contato com a natureza, mesmo em um ambiente sem quintal e mais compacto. É só usar paletes, prateleiras verticais, vasos de vidros e muita imaginação!

5 – Materiais ecológicos na construção e reformas 

Uma casa pode não ter surgido sustentável, mas pode ser transformada em uma. 

Então, na hora de fazer a reforma da sua residência, é importante escolher materiais ecologicamente corretos, que tenham como premissa não causar tantos impactos ao meio ambiente quanto os tradicionais. 

Entre os mais conhecidos e acessíveis estão:

  • Bioconcreto
  • Telhas ecológicas
  • Ecogranitos
  • Madeiras de reflorestamento
  • Tintas ecológicas 
  • Telhados verdes 
  • Iluminação de LED

Viu só?

São atitudes que, atualmente, já estão mais acessíveis e contribuem para um planeta mais verde e um futuro mais limpo. A sua casa pode fazer parte dessa missão também, então não abra mão de viver em um lar sustentável!

E se você deseja viver em um ambiente ainda mais purificado, veja como o Feng Shui na decoração da sua casa pode ajudar! 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

  +  13  =  15