Morar em condomínio fechado: vantagens e desvantagens

16 ago 2023 /

Morar em condomínio fechado: vantagens e desvantagens

Você sonha em morar em condomínio fechado? Antes de tomar a sua decisão, conheça as vantagens e desvantagens dessa modalidade!


Pode até não parecer, mas morar em condomínio fechado é bastante diferente do que viver em uma casa tradicional. Afinal, você deverá seguir algumas regras para viver em comunidade e, em muitos casos, boa parte das decisões não poderá ser tomada sozinha, mas a partir da análise de todos os moradores.

No Brasil, existem 68 milhões de condomínios fechados, e parte desse crescimento acontece pelas vantagens desse tipo de moradia. Mas, e as desvantagens?

Assim como qualquer outra forma de moradia, viver em um condomínio fechado tem seus prós e contras, seja ele condomínio de prédio (verticais) ou casas (horizontais). Por isso, se você nunca morou em um imóvel deste tipo e está considerando, é necessário saber o que esperar desses locais.

E isso vale para muitas questões, sabia? Seja para pintar a fachada do imóvel, fazer reformas na área externa ou qualquer outro conserto significativo. Assim, antes de decidir se mudar para um espaço como esse, é necessário considerar todas as suas características e avaliar se a opção é válida — ou não — para o perfil de toda a sua família.

Diante disso, criamos um conteúdo completo com todas as informações necessárias para essa escolha. Continue acompanhando o post e descubra tudo sobre o tema!

As vantagens de morar em condomínio fechado

Não é à toa que morar em condomínio fechado se tornou o desejo de boa parte dos brasileiros. Na prática, existem vários pontos positivos ao optar por essa alternativa de moradia — como mais segurança, comodidade e fantásticas opções de lazer para todas as idades. Anote!

Segurança reforçada

Quem vive em uma cidade grande, com certeza já se deparou com situações de medo e insegurança causados pela violência urbana. E esse sentimento é ainda mais intenso quando as famílias têm crianças e adolescentes que vivem na casa.

Para solucionar o problema, os condomínios fechados apresentam um sistema de segurança reforçado composto por uma série de soluções:

  • Biometria facial
  • Monitoramento por câmeras
  • Portaria 24 horas
  • Tags de acesso para veículos
  • Muros altos
  • Cercas elétricas
  • Rondas noturnas e diurnas 

Tudo para garantir a tranquilidade de todos que moram no condomínio fechado.

Inclusive, as entradas das visitas devem ser autorizadas pelo morador e, caso você queira realizar uma viagem, poderá ficar mais tranquilo em deixar seu imóvel sob os melhores cuidados.

Comodidade para todos

Assim que se mudar para um condomínio fechado, automaticamente você terá uma rotina com maior comodidade.

Dependendo do empreendimento escolhido, esses espaços contam com áreas de lazer completas compostas por salão de festas, academia, piscina, sauna, playground, jardim e, até mesmo, uma ampla cozinha gourmet.

Existem ainda certas opções que possuem lojas de conveniência e serviços exclusivos para os condôminos, como é o caso de profissionais de jardinagem, limpeza e, inclusive, manicures conveniados com o local. 

Juntos, esses fatores são excelentes para quem está em busca de mais praticidade, sem precisar se deslocar e gastar combustível para aproveitar tais diferenciais.

Valorização

Seja casa ou apartamentos, um imóvel que está localizado em um condomínio fechado costuma ser bem valorizado no mercado imobiliário. Isso porque entende-se que esses imóveis são mais conservados e atendem um público de classe média e alta. Nesse sentido, se você pretende negociar seu imóvel futuramente, ele ganhará pontos na hora da avaliação de imóveis.

Contato com a natureza

É unânime: quem possui uma vida agitada, hora ou outra, sente a necessidade de entrar em contato com a natureza — principalmente em uma cidade grande. Entretanto, isso não será mais um problema caso você decida morar em condomínio fechado de casas.

Desenvolvidos especialmente para oferecer uma rotina completa aos moradores, esses empreendimentos, geralmente, apresentam áreas verdes para a realização de caminhadas. Existem também muitos jardins, lagos, árvores e uma boa variedade de flora para embelezar o local.

Caso prefira, você poderá aproveitar esses espaços para praticar atividades físicas, fazer piqueniques nos finais de semana ou, simplesmente, descansar e ler um livro em seus momentos de folga.

De acordo com a dinâmica do espaço, os moradores podem montar hortas coletivas, em que todos têm a oportunidade de cuidar das folhagens e ter fácil acesso aos alimentos saudáveis.

Após essa experiência, há quem diga que o manuseio da terra é uma atividade terapêutica e extremamente relaxante!

Manutenção e cuidado externo

O portal de entrada da sua casa abrange desde a fachada da sua propriedade, até mesmo às ruas. Nesse sentido, condomínios fechados de casas e apartamentos também se preocupam em manter a área externa do local bem preservada. 

Sendo assim, poda de árvores, boa iluminação, ruas bem asfaltadas e sinalizadas costumam ser características da localização desses locais.

As desvantagens de morar em condomínio fechado

Infelizmente, nem tudo são flores — e também existem algumas desvantagens ao optar por morar em um condomínio fechado. Conheça as principais e tire as suas conclusões!

Regras de convivência

Para que a convivência seja benéfica para todos, os condomínios contam com uma série de normas básicas que devem ser respeitadas integralmente. Em geral, essas regras são impostas para o uso das áreas comuns, festas, reformas e demais questões que envolvem a construção da área privativa.

Dito isso, você precisará conhecer muito bem o que está liberado — e o que não está — antes de tomar qualquer decisão importante.

Taxas mensais

Ao adquirir uma casa em um condomínio fechado, é comum que muitas pessoas imaginem estar se livrando completamente do aluguel. Porém, esse pensamento vai somente até “a página dois”.

Daqui para frente, você precisará arcar com outras despesas mensais, como é o caso da taxa condominial, que serve para cuidar da manutenção das áreas comuns. 

Animais de estimação restritos em certos ambientes

Não é porque você se mudou para um condomínio fechado que, necessariamente, todas as áreas do empreendimento estarão liberadas para o seu bichinho de estimação.

Conforme as regras do local, é possível que certos ambientes proíbam a sua permanência, como é o caso da piscina, playground e por aí em diante.

E então, você conseguiu entender se morar em condomínio fechado é uma boa solução — ou não — para a sua família? 

Vale sempre avaliar o que pode trazer mais comodidade e tranquilidade para a sua vida. Aproveite para ler também, se é melhor você escolher morar em casa ou apartamento de um condomínio fechado.


23 de novembro de 2020 | Atualização 16 de agosto de 2023

Comentários

2 Comentários

Deixe o seu comentário!

8  +  1  =