Morar em apartamento: tudo o que você precisa saber

16 jun 2023 /

Morar em apartamento: tudo o que você precisa saber

Para quem viveu a vida toda em uma casa e agora está pretendendo morar em apartamento, existem algumas dúvidas que para muitos são banais, mas que fazem toda a diferença na tomada de decisão.

É importante saber que morar em apartamento pode ser mil maravilhas, sim. Inclusive, até mesmo o público que tem o potencial de pagar mais, está preferindo investir nesse tipo de imóvel. Afinal, é mais segurança, conforto e praticidade no dia a dia.

No entanto, na mesma intensidade que pode ser incrível, tem a capacidade de ser o verdadeiro caos, sendo interessante conhecer um pouco sobre essa forma de moradia.

Então, antes de decidir por casa ou apartamento, por que não pesquisar de forma aprofundada sobre cada um? Obviamente, há vários benefícios, mas também responsabilidades e pontos negativos. 

Nesse sentido, a seguir falaremos especificamente sobre como é morar em apartamento. O que você pode enfrentar em questões como regras, vizinhos, obrigações e até mesmo reuniões

Para te ajudar nessa jornada rumo ao novo imóvel, a Guaíra Imóveis te ajuda a sanar essa dúvida.

O que é necessário saber antes de morar em apartamento?

Quase como um “coisas que ninguém te fala sobre morar em apartamento”, existem alguns pontos que precisam ser destacados antes da sua decisão de viver em um apartamento.

Afinal, querendo ou não, você irá morar em uma mini cidade, dividindo o seu espaço com diversas outras pessoas que também vivem ali, tendo que conciliar várias coisas para não atrapalhar o sossego do próximo, nem ter o seu interrompido. 

Então, confira 7 coisas que as pessoas nunca te falam sobre morar em apartamento.

1. Segurança é muito maior

A segurança de um condomínio é muito maior, sobretudo quando há porteiros, câmeras e vigilância durante 24 horas. É muito mais seguro fechar a porta de casa e sair tranquilo quando se mora em um apartamento.

Além disso, os condomínios modernos estão apostando em tecnologias para reforçar essa questão, que tornam o controle de acesso bem mais fácil e confortável aos moradores.

Alguns exemplos são:

  • Portaria Remota;
  • Reconhecimento Facial ou Digital;
  • Tag de Reconhecimento.

Essas alternativas estão se tornando prioridade, então não será difícil encontrar apartamentos em condomínios assim.

2. O lazer é potencializado

As vantagens da segurança e do lazer são definitivamente ótimas. Isso porque, na maioria dos casos, condomínios são construídos em locais próximos a parques, restaurantes e até shoppings, dependendo da sua cidade.

Mas o lazer também não se restringe ao externo. Dentro do próprio condomínio é possível contar com opções diferenciadas para curtir um momento de descanso sem ao menos precisar sair do prédio. Alguns têm piscina, sauna, redário, rooftop, churrasqueira e até mesmo espaço de lareira.

Por esse motivo o lazer é realmente potencializado.

3. Possibilidade de criar um círculo de amizades

Dividindo um grande local com várias pessoas, você acaba conhecendo novas personalidades e a possibilidade de criar novos laços é facilitada. Além disso, é ainda melhor quando você é um estudante e encontra em outros moradores pessoas da mesma idade que você.

4. Falta de privacidade pode atrapalhar

Janelas, ruídos e proximidade. Definitivamente esse é um ponto negativo a se ter nos apartamentos. Com as janelas muito próximas, as paredes costumeiramente finas e a proximidade de portas, a privacidade diminui.

Por esse motivo é necessário se acostumar com a ideia de que morar em um apartamento é ter que lidar com os costumes de outras pessoas, assim como terão que lidar com o seu. Por exemplo, um vizinho pode muito bem ouvir quando você prepara um suco de laranja matutino.

Mas para tudo tem solução! Hoje em dia no mercado existem diversos materiais que oferecem um isolamento acústico e mais privacidade na sua moradia.

Alguns exemplos são as películas de proteção nas janelas, além de vidros e pisos com isolamento acústico.

5. Barulho e, às vezes, nem um ruído

O horário de silêncio é uma regra que deve ser seguida. Para alguns condomínios há uma tolerância, enquanto para outros é zero! Por isso, é sempre bom respeitar ao máximo o vizinho de porta, o de cima e o debaixo, a fim de não criar atritos.

6. Democracia impera

Ao morar em um apartamento você precisa saber que o síndico do condomínio vai seguir o Regimento Interno e algumas leis que guiam o bom convívio no local.

Uma medida que não parece boa para você, pode parecer positiva para a maioria, e é necessário respeitar isso. A democracia impera nas ações do condomínio.

Algumas decisões contarão com Assembleias e votações para que os tópicos sejam decididos.

7. Todos têm responsabilidades

Por fim, todos têm suas responsabilidades, que abrangem seus direitos e seus respectivos deveres. Jogar o lixo no local correto, respeitar as áreas em comum, bem como as regras impostas no prédio. Pensando nesse conjunto de vantagens e desvantagens, decidir por morar em apartamento pode se tornar algo mais prático.

Parece que é muita coisa, não é mesmo? Mas lendo cada tópico detalhadamente, você estará preparado na hora de tomar a decisão de comprar um apartamento ou casa, sabendo do lado ruim e também os bons.

Ah, e para compreender melhor como funciona toda essa dinâmica do condomínio, você ainda pode conferir o nosso blog sobre convivência no condomínio, com as principais regras para viver em comunidade.

Redação: 6 de dezembro de 2019 | Atualização: 14 de junho de 2023

Comentários

1 Comentário

  • Sandra Bellucco disse:

    Pela minha experiência, morar em condomínio é uma loteria. Só depois que você está morando é que os problemas aparecem. Dependendo do andar pode ser um problema. Por isso visite o imóvel em horários diferentes e em dias da semana diferentes porque a rotina muda.
    Veja se o seu perfil é de apartamento. Os cachorros têm mais direitos que os humanos. No meu caso prefiro sem lazer. Só com elevadores e garagem.

Deixe o seu comentário!

  +  87  =  97