Seguro fiança locatícia: entenda como funciona

30 nov 2023 /

Seguro fiança locatícia: entenda como funciona

Modalidade de garantia de aluguel, o seguro fiança locatícia é uma das melhores opções para salvar os proprietários e também para os inquilinos em caso de não pagamento. 

Não é segredo para ninguém que o maior temor de quem aluga um imóvel é a inadimplência. 

Até mesmo pela parte do inquilino, que às vezes é pego de surpresa com uma emergência, ou por falta de organização financeira mesmo, que acaba comprometendo o pagamento das suas obrigações mensais.

E, infelizmente, no Brasil são mais de 70 milhões de pessoas inadimplentes, que comprometeram o crédito e não conseguiram arcar com o pagamento das contas em dia, como água, luz e aluguel.

Essa é uma situação bastante indelicada que ninguém quer passar, nem locador, nem locatário. É por isso que já existem as garantias de aluguel que servem para dar maior segurança e tranquilidade nesses momentos. 

E nesse sentido, há diversas delas, como caução, fiador, carta fiança e, claro, o seguro fiança locatícia.

O seguro fiança, também conhecido como seguro aluguel, é a segunda modalidade mais contratada nos aluguéis. E isso se deve graças aos seus benefícios, que garantem o pagamento em dia do aluguel, desde o primeiro mês de inadimplência do inquilino.

Mas, vamos por partes! 

Primeiramente, é importante que você saiba exatamente qual é a sua definição, como funciona o seguro fiança locatícia e quais são as vantagens dessa contratação.

Vamos lá?

O que é e como funciona o seguro fiança locatícia?

O seguro fiança locatícia é uma modalidade de garantia muito usada no mercado imobiliário para assegurar o pagamento do aluguel pelo inquilino e resguardar o proprietário de uma inadimplência. 

É um seguro previsto na Lei do Inquilinato, art. 37, que dá maior tranquilidade ao locador de que todos os custos relacionados ao aluguel serão sempre mantidos, mesmo em casos de emergência e imprevistos por parte do inquilino.

Ou seja, é uma modalidade de seguro, assim como outros tipos, que é de responsabilidade do inquilino, tanto de contratação quanto financeira, para que, em casos de não pagamento do aluguel, o proprietário não saia no prejuízo.

Dessa forma, sabendo da sua definição, como funciona o seguro fiança locatícia, na prática?

Bom, o inquilino não precisa de um fiador, nem pagar um valor antecipado referente ao imóvel para assegurar a locação (prática conhecida como caução). Basta apenas que o locatário/inquilino contrate uma apólice de seguro que cubra os custos do aluguel em casos de inadimplência.

A contratação do seguro fiança é feita por uma operadora que já ofereça esse tipo de produto ou até mesmo por recomendação da própria imobiliária que é intermediadora de negociação entre locador e locatário. 

Ok, mas o quanto essa contratação impacta no bolso do contratante? É isso que vamos entender a seguir.

Continue a leitura!

Quanto custa uma apólice de seguro fiança locatícia?

E afinal, a pergunta mais comum de todas é: “Quanto custa a contratação de um seguro de fiança locatícia?” E a resposta é… Depende!

Sim, é verdade.

Geralmente, o seguro fiança varia de 6% do valor do aluguel até 15% ao mês, mas vai depender muito do perfil e do potencial de risco financeiro do inquilino. 

Mas não só isso! O valor da apólice reflete nos tipos de coberturas escolhidas, afinal, o seguro fiança também pode contemplar não só o aluguel em si, mas avarias no imóvel causadas pelo inquilino e outras obrigações deixadas em atraso, como:

  • IPTU 
  • Taxa condominial
  • Água
  • Energia
  • Multas contratuais
  • Pinturas
  • Consertos

As empresas que oferecem o seguro fiança locatícia, para facilitar o pagamento, permitem que o inquilino pague o valor parcelado, algumas em até 12 vezes. 

Contudo, há outras que oferecem a opção de diluir o valor do seguro fiança já no aluguel mensal.

O inquilino é obrigado a contratar o seguro fiança?

Tem muitos locadores e locatários que ficam com dúvida sobre isso, então é importante esclarecer. Conforme abordamos acima, as garantias locatícias, bem como o seguro fiança, estão previstas, sim, na Lei do Inquilinato. 

Contudo, elas não são obrigatórias no contrato de locação. Entretanto, por uma prática do mercado e pela série de vantagens que elas oferecem, a maioria das negociações possui garantias de aluguel, principalmente o seguro fiança.

E então, quer entender quais são essas vantagens? Veja abaixo:

Quais são as vantagens do seguro de aluguel?

Não há necessidade de fiador

Diferente de outras modalidades de garantias de aluguel, no seguro fiança não há necessidade de envolver outras pessoas no contrato de aluguel. Como é o caso do fiador, por exemplo, que fica encarregado de arcar com as dívidas do inquilino em casos de não pagamento.

Menos burocracia

A contratação de um seguro fiança locatícia costuma ser um processo bem menos burocrático do que outros tipos de garantias. 

Nesse sentido, não são exigidas tantas documentações, apenas as mais comuns, como: cópia de RG e CPF; comprovante de residência e renda; comprovante de estado civil.

Fora isso, o processo de aprovação também costuma ser bem mais rápido, chegando no prazo de até 48h em algumas operadoras de seguros.

Recebimento desde o primeiro mês de inadimplência

Para os proprietários, talvez esse seja o maior benefício do seguro fiança locatícia, visto que não haverá necessidade dele entrar como uma ação judicial em caso de inadimplência do inquilino. 

A partir do primeiro mês do ano, o dono do imóvel já consegue comunicar a seguradora sobre o aluguel em atraso e receber os valores pendentes.

Assistências adicionais ao seguro

O seguro fiança entende que imprevistos acontecem. Dessa forma, conforme abordamos anteriormente, é possível contemplar na apólice coberturas extras que ajudam no caso de emergências e até mesmo avarias. Nesse sentido, alguns seguros fiança locatícia podem oferecer serviços adicionais, como assistência residencial, chaveiro, encanador, eletricista, entre outros.

Viu só o quanto um seguro fiança pode oferecer de tranquilidade para todos os lados? Então, contratá-lo não deve ser visto como um gasto, mas sim como um suporte capaz de ajudar que nenhum dos envolvidos saia no prejuízo.

Mas se você tem mais dúvidas sobre a locação, não se preocupe. Nós temos o conteúdo perfeito que vai te ajudar também a entender alguns pontos. Então, leia também → Contrato de Aluguel: Esclarecendo as dúvidas mais comuns!

E aqui na Guaíra Imóveis, nós temos uma corretora de seguros parceira que oferece aos nossos clientes de locação um seguro de aluguel e fiança com todos essas vantagens vantagens que mencionamos aqui.

A IB&MF oferece três modalidades desse seguro, se adequando às necessidades dos nossos clientes de locação.

Conheça mais dessa solução!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

9  +  1  =