Imóvel Alienado: definição e possibilidade de compra e venda

8 dez 2023 /

Imóvel Alienado: definição e possibilidade de compra e venda

Conhecer as principais questões sobre um imóvel alienado é fundamental para saber quais são os riscos que você pode correr ao não pagar as parcelas do seu financiamento em dia.

A aquisição de uma propriedade é o sonho de muitos brasileiros e, atualmente, existem muitas maneiras de viabilizar essa conquista,  com o financiamento, por exemplo, e em alguns casos, o  consórcio imobiliário

Entretanto, o que algumas pessoas ainda não sabem, é que no financiamento imobiliário a propriedade do bem ainda não é completamente do comprador. 

Isso porque o imóvel fica alienado à instituição financeira que forneceu o crédito até o pagamento da última parcela.

Mas, imóvel alienado? O que isso quer dizer? 

Essa dúvida é muito comum entre os compradores e, por alguns não se atentarem a essa questão, acabam tendo seus imóveis levados a leilão, até mesmo sem aviso-prévio.

Então, se você pretende comprar uma casa ou apartamento financiado, entenda o que é e como funciona a alienação de imóveis e saiba os riscos de não pagar as parcelas em dia de uma propriedade financiada.

Continue lendo e saiba mais!

O que é um imóvel alienado?

Um imóvel alienado é uma propriedade que foi transferida para o banco como garantia de pagamento de uma dívida. Isso significa que, caso o devedor não pague a dívida, o credor tem o direito de tomar posse do imóvel para quitá-la.

Ou seja, quando você solicita um crédito imobiliário a uma instituição financeira, o banco usa o seu imóvel como uma “segurança” de que você pagará todas as parcelas do financiamento em dia, bem como os juros e todas as taxas referentes à propriedade.

Essa prática está regulamentada pela Lei 9514, que dispõe sobre o Sistema de Financiamento Imobiliário, instituindo a alienação fiduciária de coisa imóvel e outras providências para casos de não pagamento.

Mas, como funciona a alienação de imóvel, na prática, e quais são as medidas que um banco pode tomar em relação ao imóvel alienado? 

Entenda a seguir.

Como funciona a alienação de imóvel?

Retomando, na alienação fiduciária, como também é chamada, a propriedade financiada é usada como garantia de que o crédito concedido será pago pelo comprador, correto? 

Dessa forma, o imóvel fica alienado à instituição financeira que forneceu o financiamento até a quitação total da propriedade, bem como juros e outras obrigações.

Nesse sentido, quando você terminar todos os valores e não tiver mais nenhum saldo devedor em aberto com a instituição financeira, será emitido um termo de quitação do seu imóvel

O que significa que você encerrou todos os pagamentos e não está inadimplente com o banco.

Então, isso quer dizer que você não é dono do seu imóvel até pagar todo o financiamento, que pode durar anos e anos? 

Calma que não é bem assim!

Nesses casos, você  terá a posse direta do imóvel alienado, que permite o poder e o uso do imóvel, enquanto o banco que te ofereceu o crédito terá posse indireta, que detém todos os outros direitos, excluindo o de uso.

A posse passa a ser totalmente sua após a quitação do pagamento do imóvel.

Não paguei imóvel financiado, meu imóvel pode ir a leilão?

“O que acontece se eu não pagar o imóvel financiado?” 

Essa é uma dúvida muito comum e você precisa saber o que acontece nesses casos.

Em regra sobre a alienação fiduciária e no contrato assinado de aquisição do imóvel, constam cláusulas em que é permitido o leilão do seu imóvel em casos de não pagamento do comprador. 

Contudo, as instituições financeiras costumam tentar uma negociação para que o responsável quite o imóvel. Porém, quando as tentativas se esgotam, os bancos vão pelo caminho da justiça para, assim, colocar a propriedade em leilão.

É possível vender ou comprar um imóvel com alienação fiduciária?

Mesmo que o imóvel tenha saldo devedor em aberto e ainda esteja alienado ao banco, ele pode ser vendido, desde que não haja parcelas do financiamento em atraso. 

O novo comprador deve arcar com o pagamento do restante do financiamento, bem como outras taxas envolvidas. 

Nesse processo, é importante que ambas as partes contem com um suporte jurídico e imobiliário para entender todos os detalhes e deixar a transação imobiliária segura para todos os envolvidos.

Agora, se o imóvel alienado já foi parar no leilão do banco por falta de pagamento, a única forma de aquisição é por meio de maior lance. 

Inclusive, o devedor pode tentar recomprar a propriedade levada a leilão, mas há algumas decisões do STF que instituem que não deve haver o direito de preferência

Mas isso depende de casos e casos.

Viu só? Agora você já sabe a definição e o que acontece se não pagar em dia as parcelas do financiamento do seu imóvel alienado!

Gostou do conteúdo? Que tal você descobrir também se vale a pena comprar um imóvel para reformar? A Guaíra Imóveis te mostra os principais pontos que você deve se atentar!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

4  +  2  =